Curso de Formação em Terapia de Casal e Família

NATAL - RN

INTRODUÇÃO

 

A Terapia de Casal e Família surgiu desde a década de 1950 tanto através de Centros de Saúde Mental, bem como através de pesquisas científicas da Teoria dos Sistemas e da Teoria da Complexidade com uma visão transdisciplinar. A prática terapêutica demonstrou que um problema em um dos membros de uma família pode afetar todo sistema familiar. Muitas escolas terapêuticas foram se desenvolvendo para trabalhar em perspectivas diferentes. Porém, a proposta básica sistêmica é a compreensão que somos reflexos de repetições geracionais.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

 

Esse curso tem como proposta conjugar a espontaneidade do Self do Terapeuta e os Fundamentados da Escola Sistêmica Contemporânea com intervenções corporais da Análise Bioenergética, que vem demonstrando ampliação da expressão nos Sistemas Familiares. Serão desenvolvidas as seguintes competências:

Este curso inicia em

  • 27 e 28 de Março

 

• Maior abertura emocional.

• Maior capacidade de lidar com os conflitos.

• A utilização da leitura e linguagem corporal além da comunicação verbal.

• Compreensão da dinâmica multigeracional e seus impactos nos relacionamentos.

• Aplicação das técnicas e exercícios da psicologia corporal para o desenvolvimento dos vínculos.

• Capacidade de lidar com os conflitos focando na busca de soluções colaborativas.

• Compreensão de técnicas sistêmicas e reflexivas na dinâmica de casais, famílias e no contexto social.

• Aprendizagem e práticas de exercícios como a respiração, o contato, o toque terapêutico e os movimentos expansivos.

• As diversas possibilidades de grouding no desenvolvimento intersubjetivo.

PÚBLICO

Psicólogas(os), profissionais da área da saúde, educação, ciências humanas e sociais e estudantes do último ano de Psicologia

PROFESSORES


 

DEPOIMENTOS





Joana D'arc Araújo

Psicóloga clínica
Psicoterapêuta Corporal em Biossíntese
Psicoterapêuta Familiar e Casal pela Libertas
Psicooncologia


Penso em família como as células de um organismo, sua capacidade de multiplicação e possibilidades de transformar-se em tantas outras possibilidades, me encanta.

Aglutinadas ou não, sempre estão ligadas por um fio condutor, seja ele em maior parte saudável ou não... As famílias assim como células, estão sempre ligadas.. sempre incluídas dentro de um sistema vivo, com movimento, energia e função.

Sempre haverá em cada pessoa um registro sobre quem veio antes, quem o precipitou, quem o originou...

As famílias se constroem mediante a soma de dois e a constituição de vários. Quando uma família se forma, há um encontro, uma fusão de conteúdos visíveis ou não... Há uma história impressa na essência de cada membro e isso é magnífico, posto que além do que é herdado, há a possibilidade de gerar-se o novo.

A formação de família e casal possibilitou esse novo encontro com a minha família, e consequentemente com a família dos meus clientes.

Enquanto alunas, também vivenciamos a construção de uma nova família... Psicoterapeutas de várias abordagens, vários caminhos, trazendo em si suas várias histórias, buscando um objetivo comum. O de ampliar os conhecimentos para melhor assistir nossos clientes.

E assim uma família também se constituía, pulsante e ávida pelo saber, que à luz da Analise Bioenergética pode somar vivências, saberes e crescimento. O fato da formação está inserida dentro da Libertas já dava pistas do que iríamos vivenciar, visto quê, para mim, pensar Libertas era pensar família.

Um mestre/professor/pai e uma mestre/professora/mãe se apresentaram na figura de Jayme Panerai e Grace Wanderley. Que junto com a equipe de professores não mediram esforços para o acolhimento, aprendizagem, fortalecimento e união desse grupo. E que grupo! Não somente com a preocupação na construção do saber técnico e teórico, mas no saber sobre nós, nossas famílias de origem e nucleares e as próprias representações vivenciadas na nova família - Psicoterapeutas Familiares e Casal de Natal.

Obviamente, como toda família, vivenciamos o bom e o difícil, e ajustes sempre são necessários... Mas quando existe amor, assim como nas famílias a homeostase possível é instaurada, e assim o organismo pulsa.

Minha experiência no estágio foi de um crescimento e um caloroso encontro com o meu poder ser psicoterapeuta de família.

Confiar no sistema, confiar em si, estavam registrados em mim como uma melodia... E confiei, meus mestres e colegas confiaram. E assim como aquele incentivo original lá de trás quando somos crianças "vai você consegue" eu fui. E foi belo. O atendimento em dupla, nos trás a possibilidade uma dança esplêndida.. Nos retira de um saber sozinho e nos alicerça em um saber junto e é aí que se constrói autenticidade no fazer clínico... Um eterno certificar-se "Ao passo que sei, logo preciso aprender mais e respeitar o sistema familiar à minha frente".

Sigamos com responsabilidade e respeito às famílias, com o olhar social como cúmplice e o amor como guia.

Gratidão.

PERÍODO

Início: março de 2020

Término: fevereiro de 2022

Duração

24 meses

Encontros mensais

  • Sexta
  • Sábado

Cronograma

 

Programa de estágio

As técnicas sistêmicas da Psicologia Corporal são aplicadas durante 6 meses de estágio supervisionado em atendimentos a casais e famílias, beneficiando a aprendizagem dos alunos e o processo terapêutico das famílias atendidas.



Vagas limitadas

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

Whatsapp

84-99933-9593

E-mail

libertas@libertas.com.br

Instituto Vida

R. Senador João Alves da Silva Filho, 733, Tirol, Natal - RN

Valor

Matrícula R$ 50
24 parcelas de R$ 530

Tire suas dúvidas agora, contato com Maíra Xavier

Faça a sua inscrição pelo whatsapp

Contrato e Ficha de Inscrição

Arquivos em PDF para baixar.

Contrato Ficha de Inscrição

Mais comodidade para você

Faça o pré-cadastro online e pague com cartão de crédito/boleto (PagSeguro) ou depósito/transferência (Itaú).
 

    Libertas

    A Libertas é uma sociedade de ensino e pesquisa cuja orientação básica se constitui em permanente desenvolvimento da Análise Bioenergética e no intercâmbio social desse conhecimento. Tornou-se sede da AABNB – Associação de Análise Bioenergética do Nordeste do Brasil, filiada ao IIBA – Instituto Internacional de Análise Bioenergética.



    Contagem regressiva para iniciarmos este curso

    00

    dias


    00

    horas


    00

    minutos


    00

    segundos