Hospital de Câncer de Pernambuco –

Previna o câncer pela alimentação

A escolha dos alimentos é muito importante para sua saúde. Uma alimentação equilibrada diminui o risco de doenças, entre elas o câncer. Alguns tipos de câncer podem estar relacionados com a alimentação, por isto, devemos selecionar o que comemos, protegendo nossa saúde. Comer bem não significa comer muito, nem tirar alimentos do dia a dia.
O segredo é equilibrar, variando e combinando alimentos entre si: água, proteínas, gorduras, doces, vitaminas e sais minerais.

Fatores alimentares que podem aumentar o risco de câncer

Gorduras: Principalmente se forem de origem animal, como manteiga, banha, bacon (toucinho), creme de leite, gordura de carne etc., consumidas emexcesso, podem aumentar o risco de câncer de mama, próstata, intestino e útero.

Alimentos coloridos artificialmente (anilinas): Doces, balas, sucos, gomas de mascar, sorvetes, refrigerantes etc., possuem substânciasque podem provocarcâncer de bexiga.
Alimentos defumados, muitosalgados e emconservas consumidos emexcesso, aumentam o risco de câncer de estômago, esôfago, fígado e intestinos.
Reduza, portanto o consumo de salames, mortadela, salsicha, bacalhau e outros peixes salgados, assim como carnes para feijoada, carne seca, carne de sol etc. Diminua também o consumo de churrascos. Ao prepará-los, procure fazer com que as carnes não sejam impregnadas pela fumaça e fiquem o mais distante possível do fogo.

Alimentos mofados: Observe bem a qualidade e a data de validade dos alimentos.
O bolor de amendoim, por exemplo, é cancerígeno. Outras substâncias prejudiciais à saúde podem ser encontradas em alimentos deteriorados.

Fatores alimentares que reduzem o risco de câncer: Existem alimentos que agem como uma vassoura, limpando o organismo de substâncias que podem provocar o câncer, como o alho, cebola, brócolis, repolho, couve-flor, azeite de oliva, entre outros. Alimentos constituídos por fibras, como o trigo, são também muito importantes na prevenção. Fibras são abundantes em: pão preto (broa), milho, feijão, soja, grão de bico, lentilha, aveia, farelo de trigo, frutas, verduras e legumes.

Frutas, legumes e cereais integrais reduzem o risco de câncer, pois estes são ricos em vitaminas e outros fatores que protegem as células sadias da ação dos agentes cancerígenos, tornando-as mais resistentes colaborando assim, para o bom funcionamento dos intestinos.

Aprenda a conhecê-los:

VITAMINA A: Em vegetais e frutas amarelas e verde escuro como: abóbora, cenoura, couve, espinafre, agrião, laranja, mamão, manga, acelga, alface etc., e também na gema de ovos, queijo, leite , peixe, fígado e rim.

VITAMINA C: Em frutas ácidas como: laranja, limão, acerola, kiwi etc. Em verduras como: brócolis, cebola, couve, pimentão, espinafre etc.

VITAMINA E: Em grãos e cereais: arroz, aveia, soja, milho, feijão. Em peixes, carnes, ovos, leite, etc. Em folhas verdes: almeirão, agrião, couve, repolho, etc..
CASCAS E BAGAÇO DE FRUTAS: contêm celulose, que é essencial para o trânsito intestinal.

Dicas para o dia-a-dia: Procure comer todos os dias porções de frutas e verduras. Cada porção corresponde a meia xícara de café. Varie na cor e na forma de preparar os alimentos: um verde e um amarelo, um cru e um cozido. Dê preferência aos sucos naturais, frutas e vegetais crus, não esquecendo dos cuidados de higiene para evitar doenças (cólera, hepatite, verminose). Evite cortá-los muito tempo antes do consumo, para que não percam suas propriedades nutritivas. Cozinhe verduras e legumes por pouco tempo, com panela tampada e pouca água. Utilize a água que cozinhou os alimentos para preparar outros pratos, aproveitando assim as vitaminas. Aproveite os talos, folhas, sementes, cascas e bagaços das verduras, frutas e legumes, pois são riquíssimos em fatores de proteção. Prepare pratos e enriqueça sopas com eles. Abuse das saladas, mas evite os molhos com maionese. Abuse do feijão e do milho no seu dia a dia. Coma com mais freqüência alimentos preparados com farinha de trigo integral, grão de bico, aveia, lentilhas, castanhas e frutas secas. Prefira as carnes brancas como frango sem pele e peixes. Use leite desnatado ou com pouca gordura. Alimentos que não forem consumidos na hora, devem ficar na geladeira ou bem tampados para que não se contaminem.

Cuidados Especiais:

Controle seu peso: Limite o consumo de doces e massas e faça exercícios regulares de acordo com a sua idade e condição física, mas antes, consulte o médico.
Não tome cápsulas de vitaminas e minerais, sem antes consultar o médico.

fontes:
http://www.daycare.com.br/previna_o_cancer.shtml

Dr. Jaime de Queiroz Lima – Médico; Chefe do Departamento
Dr. James Anthony Falk, Ph.D. – Assessor do Grupo de Pesquisa

HOSPITAL DE CÂNCER DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE CONTROLE E PREVENÇÃO
Contato: Isabel Melo ou Jacqueline Tavares
(isabel@hospcancer-pe.org.br)
Fone: 3423.2088 ramal 188 (07:00 às 13:00)
Apoio: JORNAL DO COMMERCIO