Emanuel
Comportamento Empreendedor e Competitividade
14 de agosto de 2004
CORPORATIVISMO MÉDICO
31 de agosto de 2004

Instituto Nacional de Câncer (Ministério da Saúde) –

Quando você chega aos 50, está no auge da sua vida. Um bom motivo para procurar seu médico e fazer um exame de próstata preventivo. Defenda sua saúde e sua sexualidade. Afinal, você está na idade de gozar a vida.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e adiante do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra , um tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Pela sua localização, a próstata pode ser apalpada pelo toque retal.

A próstata produz parte do sêmen, um líquido espesso que contém os espermatozóides produzidos pelos testículos e que é eliminado durante o ato sexual.
Como o aumento da próstata se faz lentamente, o homem pode ficar muitos anos sem apresentar qualquer problema e se despreocupar, achando que sua saúde está perfeita. Daí a importância que o toque retal tem para o diagnóstico do aumento prostático que ainda está começando.

O aumento da próstata por doença benigna e a câncer de próstata progridem lentamente. E são as doenças que mais atacam a próstata do homem com mais de 50 anos de idade.

O homem pode se proteger do câncer de próstata indo ao médico regularmente para o exame de toque retal, mesmo que esteja se sentindo bem e não apresente problemas urinários. O toque retal é um exame indolor e permite que o médico, introduzindo um dedo através do ânus do homem, apalpe a parte interna do reto e a próstata.

Pode ser que depois do toque retal, o médico solicite exames de sangue, ultra-sonografia pélvica e até, se necessário, uma biópsia da próstata para dar um melho diagnóstico. É importante saber que, na maioria, das vezes, o aumento prostático é devido a doenças benignas e não ao câncer. Mas, se houver câncer de próstata, é fundamental que o diagnóstico seja feito no início da doença, quando a cura é possível.

O Instituto Nacional de Câncer e a Sociedade Brasileira de Urologia recomendam que todo homem com mais de 50 anos vá ao médico regularmente para exames de toque retal.

PREVINA-SE DO CÂNCER DE PRÓSTATA. CONSULTE UM MÉDICO.

Copyright © 1996-2001 INCA – Ministério da Saúde
A reprodução, total ou parcial, das informações contidas nessa página é permitida sempre e quando for citada a fonte.

Libertas
Libertas
A Libertas desenvolve atividades na área educacional, na área organizacional, na área clínica e na área social. Saiba mais navegando pelo menu Início >> Libertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *