Análise Bioenergética, criada por Alexander Lowen e John Pierrakos, tem três eixos básicos, a saber, teoria da personalidade; abordagem psicoterapêutica e exercícios psicocorporais voltados para a saúde. A aplicação da mesma tem duas ramificações: a psicoterapia e a prática nas áreas da saúde, educação, organizações e comunidade, dentro do princípio da clínica ampliada. A formação de Analista Bioenergético é constituída de duas fases.
A primeira fase tem como foco a experiência das(os) estudantes dentro do grupo e com o grupo, constituindo a base da aprendizagem dos fundamentos do trabalho bioenergético. Nessa fase, salienta-se a autopercepção, a escuta dos sinais corporais e as interações interpessoais. Recomenda-se que as(os) estudantes em sua própria terapia individual ou em grupo, busquem identificar suas questões pessoais, suas experiências corporais, seus padrões de relacionamento, suas deficiências, traumas, conflitos e como estão sendo afetadas pelos conteúdos teóricos/práticos/vivenciais.
Estamos oferecendo esta formação com um contrato inicial da Fase I de modo híbrido. Os módulos que ocorrerem de modo presencial acontecerão nas cidades de Recife, Salvador, Natal e Petrolina, desde que estejam de acordo com os princípios da segurança individual e coletiva.
Concluída a Fase I com duração de dois anos, as pessoas receberão um certificado da Libertas Clínica-Escola como facilitadora(es) de grupos de Análise Bioenergética aplicada as áreas da saúde, educação, organização e comunidades.
As pessoas que quiserem a titulação de Analista Bioenergético continuarão a formação por mais 26 meses, com módulos temáticos atualizados, voltados para a clínica. As que concluírem a carga horária do curso, forem liberadas pelo comité de ensino e cumprirem 140h de psicoterapia em Análise Bioenergética e 50h de supervisão com supervisor(a) reconhecido(a), receberão a certificação como Analista Bioenergético, reconhecida pelo Instituto Internacional de Análise Bioenergética, IIBA.
A Análise Bioenergética é uma abordagem psicoterapêutica profunda, analítica e relacional, considerando o corpo como âncora de autopercepção, autoexpressão e autodomínio, conforme objetivo da mesma. Nesta fase, as pessoas terão como parte de aprendizagem a prática de atendimento psicoterápico, supervisionado pelas formadoras(es). Os módulos serão temáticos como forma de aprofundamento de aspectos essenciais na clínica contemporânea.