Início: 13 de julho de 2018

Facol – Libertas

O Curso de Especialização em Família, com abordagem sistêmica e psicocorporal, promovido pela Libertas Centro de Pesquisa e Pós-Graduação, tem como finalidade oferecer um espaço de reflexão, orientação e aprendizagem sobre os aspectos históricos, sociais e psicológicos da família na contemporaneidade.

Historicamente, a constituição da família é formada por laços consanguíneos caracterizada pelo pai, mãe e filho(a). Na atualidade, a família pode ser constituída pelos laços afetivos, com consanguinidade ou não, configurada pelos novos arranjos ou configurações familiares. A nova dinâmica familiar apresenta famílias recasadas, famílias monoparentais, além dos pares homoafetivos, homoparentalidade , adoções, e novas possibilidades no campo da fertilização.

O passado e o presente do histórico familiar nos mostram uma grande abertura para a geração de conflitos, pois muitos fatores podem afetar o equilíbrio psicossocial da criança, do adolescente e consequentemente da família em geral.

Assim sendo, o presente curso oferecerá oportunidades para que todos os profissionais das áreas de saúde e humanas, que trabalham com o universo familiar, possam aprender, vivenciar, aplicar intervenções teóricas e práticas que auxiliem na gestão dos conflitos oriundos das constantes transformações vivenciadas no contexto familiar.

Segundo Leonardo Boff  “não estamos mais no tempo de ontem, nem totalmente no tempo de hoje. Estamos no entretempo: o antigo não acabou de morrer e novo não acabou de nascer. Por falta de um nome, fala-se em pós-modernidade. Talvez estejamos no curso de uma mutação qualitativa de civilização” e, assim sendo, seus reflexos no contexto sócio familiar.

 OBJETIVOS

 Geral: 

Capacitar o profissional, em nível teórico/prático, para a compreensão da dinâmica familiar, bem como desenvolver habilidades para o atendimento clínico, objetivando a formação de Terapeutas de Casal e Família.

Específicos

  • Compreender a família contemporânea com suas novas configurações e consequentes repercussões nas relações interpessoais e sociais.
  • Conhecer as diversas abordagens clássicas e modernas para desenvolver capacidade de atuação prática.
  • Analisar as circunstâncias que interferem na dinâmica familiar.
  • Estudar os aspectos psicocorporais através da análise bioenergética para introduzir as intervenções corporais na terapia familiar sistêmica.
  • Realizar prática dos exercícios da análise bioenergética, favorecendo a capacitação para aplicar no setting terapêutico.
  • Possibilitar o estágio supervisionado com terapeuta de família junto a equipe reflexiva a partir da perspectiva sistêmica.
  • Desenvolver as competências de afetividade, de confiança e de entendimento entre os profissionais que trabalham com Família.
  • Promover a prática de intervenção na Família.

PÚBLICO

Profissionais de nível superior das áreas de Saúde, Educação e Ciências Humanas. Profissionais de outras áreas que demonstrem interesse em fazer formação de Terapia de Casal e Família devem ser avaliados pela Libertas.

Programa do curso

Disciplinas
Análise Bioenergética na Dinâmica Familiar
História Social da Família
Mediação de Conflitos
Psicopatologia
Ciclo da Vida
Teoria do Vínculo
Metodologia da Pesquisa
Atendimento Supervisionado
Atendimento Psicossocial
Vivência Terapêutica
Vivência Sistêmica
Seminários Temáticos
Total                                                 455h    

Duração: 24 meses

Equipe de professores:

 

Investimento: matrícula + 24 parcelas de R$ 380,00

R$ 360,00 no PagSeguro

As aulas são uma vez no mês, sexta-feira e sábado, o dia todo. No segundo ano, durante 05 (cinco) meses as aulas acontecerão duas vezes no mês para atendimento às famílias.

PRÓXIMAS PARCELAS

Para pagar as próximas parcelas após comprar o curso utilize o botão abaixo:


Link para pagamento: https://pag.ae/bbh0nCD