Pós no Libertas. A teoria na prática e no social.

Sábado, 19 de Abril de 2014





Respirar Pela Boca Traz Problemas

Jaime Silva (Zero Hora - Caderno Vida)

Versão para impressão | Enviar para e-mail | Comentar


 A Síndrome do Respirador Bucal é comum na infância e pode causar de simples roncos à deformidades nos dentes e nas faces. 

Quem nunca ouviu falar de uma criança que respira pela boca? Pois essa anomalia muito comum na infância, batizada de Síndrome do Respirador Bucal, também pode se manifestar na idade adulta. A lista de problemas que podem ser causados por essa disfunção vai desde simples roncos, passando por infecções respiratórias e deformidades nos dentes e na face.

        A respiração pela boca é provocada por algum fator que obstrui as vias nasais. Para driblar esse obstáculo, o corpo desenvolve uma forma alternativa de respiração, pela boca. De acordo com o professor de otorrinolaringologia da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA), Moacyr Saffer, a causa mais freqüente da respiração bucal são as rinites (inflamações da mucosa do nariz), que causam o aumento dos cornetos nasais, impedindo a passagem do ar. Essa reação é uma defesa natural do organismo contra agentes estranhos como poeira, fumaça, pêlos de animais, pó ou mofo. Em alguns casos, o problema pode ser resolvido com aplicação de remédios ou pela cirurgia para remoção dos cornetos nasais.

        A cirurgia também é o caminho para a resolução de outras duas causas da respiração bucal: o desvio do septo - que pode reduzir o diâmetro das narinas, impedindo a passagem normal do ar -, e o crescimento exagerado das adenóides, glândulas localizadas na porção posterior do nariz, sem função importante.

        O pediatra Ênio Rotta salienta que os pais devem prestar atenção a sintomas manifestados pelas crianças que podem denunciar a respiração bucal desde os primeiros meses de vida. Dificuldade para manter a boca fechada, ronco, sono agitado e tosses freqüentes são sinais que devem ser examinados logo.

        Um dos problemas mais significativos desses pacientes são as alterações nos dentes e nas estruturas ósseas e musculares da face. Susana Rizzatto, professora do curso de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), explica que, entre as deformidades mais comuns, estão o estreitamento do arco maxilar, a acentuação do crescimento vertical da face e a impossibilidade de fechar espontaneamente a boca.

        - O ideal é que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível. No adulto, as correções possíveis são mais limitadas - explica Susana.

SAIBA MAIS

Sono prejudicado

O olhar um tanto abatido e a boca permanente entreaberta são os sinais aparentes de que há algo errado na respiração do pequeno William Alves dos Santos, de três anos. Desde o início do ano, o garoto vem surpreendendo a família durante a noite com roncos altos e paradas respiratórias durante o sono (apnéia). Não raramente, o menino costuma acordar no meio da noite chorando.
- Fiquei assustada e resolvi procurar um médico para saber o que estava acontecendo - conta a mãe de William, Maria da Graça Alves.
Depois da constatação de que o menino apresentava um quadro de respiração bucal, uma radiografia indicou a causa do problema: o crescimento exagerado das glândulas adenóides. Feito o diagnóstico, William aguarda apenas o agendamento da cirurgia corretiva sem alterar o seu dia-a-dia.
- Ele é muito ativo, continua brincando normalmente - conta a mãe.

 

ENTENDA MELHOR

Alguns problemas que podem ser provocados pela respiração bucal:

• Anomalias no rosto, como face alongada, dentes projetados para frente e olheiras
• Estreitamento da arcada dentária superior, do palato (céu da boca) e das narinas
• Língua flácida e projetada para frente
• Aumento dos riscos de cárie e de doenças da gengiva
• Propensão a infecções respiratórias
• Deficiência auditiva
• Distúrbios cardiovasculares e neurológicos
• Apnéia (suspensão da respiração) noturna
• Sono agitado e transpiração em profusão
• Irritabilidade, hiperatividade e conseqüente mau desempenho escolar
• Alterações na postura do braços e das pernas

Cuidados preventivos

• Manter a amamentação do bebê por, no mínimo, seis meses. A prática acostuma o bebê a respirar pelo nariz e cria uma base óssea favorável ao nascimento dos dentes temporários e permanentes da criança
• Evitar que a criança use chupetas, mamadeiras ou mesmo o próprio dedo para sugar
• Observar se a criança dorme com a boca aberta
• Manter as narinas da criança sempre bem higienizadas
• Preparar alimentos duros e fibrosos para estimular uma mastigação vigorosa - favorável ao tônus muscular e ao desenvolvimento harmônico dos ossos da boca

Tratamento

• A terapia é multidisciplinar, envolvendo geralmente pediatras, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e dentistas
• A solução para a causa da respiração bucal pode incluir desde a administração de medicamentos tópicos até cirurgias corretivas
• O uso de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos pode ser necessário para corrigir alterações nos dentes, nos ossos e nos músculos da face

Fontes: otorrinolaringologista Moacyr Saffer, pediatra Ênio Rotta, ortodontista Suzana Rizzatto e Sociedade Brasileira de Correções Odonto-Maxilares (Sobracom)

 









Comentários


Novo   ademilson
Data: 09/06/2008
tenho muita dificuldade de respirar pela boca e tenho mal halito.ha cura pra isso?

Novo   edna
Data: 07/07/2008
Dois anos atras fiz tratamento dentario e apos isso tinha dificuldade de dormir porque o meu queixo deslocava-se para frente. Criei o habito de dormir segurando o queixo e com forca. Uns 3 meses atras consegui corrigir o problema alinhando os dentes mas surgiu outro, a minha lingua nao fica na posicao relaxada, parece que ela fica alta, e a lingua, o tempo todo querendo ir para o ceu da boca de encontro com os dentes da frente. Comentei com o dentista e disse nao haver nada visivel. Isso esta me incomodando muito e nao esta me deixando dormir . Mesmo durante o dia o incomodo e grande porque essa regiao fica tensa. O que poidera ser isso?

Novo   fabiana
Data: 01/04/2012
meu namorado tem 21 anos e ele dorme com a boca escancarada dos os dias sem faltar nenhum. ele ronca tem os dentes projetados pra fora assim como os labios, eu percebo q a noite quando ele dorme o jato de ar q sai do nariz dele é muito forte . o que será q ele tem sera q tem tratamento um dia ele vai poder dormir com a boca fechada normalmente?

Novo   Marcelo trindade
Data: 16/03/2013
Olá sou marcelo e tenho 29 anos,como não tenho tanto tempo poderia me dar uma dica para não dormir de boca aberta?pois não aguento mais a minha rinite.

Novo   Sineide Luzanira da Silva
Data: 14/06/2013
nossa minha filha dez de bebe ficava com a boca aberta e quando dormia colocava a língua no céu da boca, com quatro meses de idade os dentes começarão a nascer ,e com mais ou menos 1 ano começarão a estragar , sofrimento ela chegou a té fazer canal, hoje ela esta com 3 aninhos é muito complicado para ela dormi, ronco,falta de ar, e infecções de garganta esta sempre tomando antibióticos ,ainda bem que neste sabado ela vai passar por um exame ,espero que de tudo certo .

Novo   Alisson
Data: 22/06/2013
É, eu tenho vários desses sintomas, e acho que terei de fazer cirurgia ortognática e agora com essa de transpiração em profusão tenho quase certeza.

Novo   silvia
Data: 09/09/2013
Oiee, sou Sílvia minha filha de tres anos, dorme com boca aberta, assim como eu, mamou no peito ate doi anos e meio, nunca usou chupeta e usa mamadeira desde quatro meses

Novo   josilane fernandes
Data: 10/09/2013
Pelo amor de deus sinto muita falta de ar so respiro pela boca com muita dificuldade minha lingua entorta toda e tenho q rstar muito concentrada para conseguir e meu peito ja esta doendo de tanto fazer força para respirar oq pode ser?

Novo   Amanda
Data: 27/10/2013
Eu tenho os seis primeiros sintomas, não mamei no peito, somente na mamadeira e sinto falta de ar se não respirar pela boca.

Novo   Erika
Data: 07/11/2013
Oi estou muito triste pois meu filho de 6 anos tem sinusite e renite...ele não respira bem pelo nariz e a noite só pela boca...ja tem os dentes tortos para frente como se usasse chupeta sendo que nem mamadeira eu dei...mamou até três anos...ele me da muito trabalho e muito agressivo na escola e em casa;ele usa um spray nas nativas mas não resolve e agora minha filha de 2 anos começou a respirar só pelo nariz também...quem devo procurar? Fa fui em fono,psicóloga,otorrigo...

Novo   XRumerTest
Data: 24/03/2014
Hello. And Bye.

Seu Comentário



(E-mail não será publicado)

Envie por e-mail


Veja ainda

Saúde Emocional – você precisa cuidar bem dela!
Graça Serrano - Psicóloga

Depressão - Sintomas
Geraldo J. Ballone, especialista em psiquiatria pela ABP

Alergia e Emoção
Geraldo J. Ballone - Médico

A Opção Somática Das Emoções
Geraldo J. Ballone - Médico

Vida Saudável
Dr. José Alexandre Portinho - Médico






Pesquisa
Receba novidades no seu e-mail
Nome
E-mail
Busca
Área restrita
Usuário
Senha
Locations of visitors to this page
Libertas Casa Amarela: Rua Rodrigues Sete, 158, Tamarineira, Recife, PE, CEP 52051-230, Brasil

Libertas Apipucos: Rua Israel Lima de Oliveira Castro, 245, Macaxeira, Recife, PE, CEP 52071-361, Brasil

Fone: (81) 3268 3596 / (81) 3268 3311 / (81) 3441 7462 / (81) 9721-2021

E-mail: libertas@libertas.com.br
google analytics | google adwords | Produzido por André Gonçalves
Todos os direitos reservados © Libertas | Permitida reprodução mediante autorização | Veja atualizações via RSS |