Pós no Libertas. A teoria na prática e no social.

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014





A função do orgasmo – Wilhelm Reich

por Geórgia Araújo

Versão para impressão | Enviar para e-mail | Comentar



Georgia

A função do orgasmo – Wilhelm Reich 

por Geórgia Araújo

http://www.caotico.com.br/

Em 1988, no meu segundo ano do curso de Psicologia na UFPE, comprei a 14ª edição desse livro de Reich, escrito quase cinqüenta anos antes. Lembro que me encantei com as palavras de abertura do mesmo que diziam: 

O amor, o trabalho e o conhecimento são as fontes da nossa vida. Deveriam também governá-la. 

Os anos se passaram, as páginas do livro ficaram amarelas e dei conta que fiz uso apenas parcial do seu conteúdo até algum tempo atrás, quando resolvi colocar um “V” maiúsculo na minha vida.

Vinte e um anos depois, no contexto da minha formação em Análise Bioenergética, precisei reler esse livro para a disciplina Teoria Reichiana. Já não me lembrava muito o seu conteúdo e, junto com as amigas Giannini e Rita, decidi iniciar um grupo de estudo a partir dele. Hoje pela manhã, encerrarmos a discussão sobre o seu conteúdo e conversamos sobre como Reich foi essencial para a existência atual de tantas modalidades de terapias corporais. Assim como Freud, falou e teorizou sobre questões que iam muito além da compreensão das pessoas que viviam na sua época.

Na função do orgasmo, Reich não nega as influências que a teoria Freudiana teve sobre seu pensamento, porém, enfatiza a relação do funcionamento do aparelho psíquico com as funções biológicas do organismo e a necessidade de um trabalho corporal para a liberação dos traumas vividos ao longo da vida, especialmente, nos primeiros anos.

Apresentando algumas “lacunas na Psicologia e na teoria do sexo”, Reich propõe a teoria do orgasmo e desenvolve a técnica da vegetoterapia de análise de caráter, algo que até então não existia.

Nesse livro, o autor fala da importância do prazer para o organismo, porém, não só de um prazer genital, mas de uma energia positiva que pode circular por todo o corpo e proporcionar sensações de bem-estar e satisfação para as pessoas.

Por outro lado, refere-se aos aspectos danosos da repressão sexual e ideológica na vida dos indivíduos e sugere técnicas terapêuticas de enfrentamento dessas questões.

Conceitos tais como couraça muscular, neurose, angústia e sofrimento se contrapõem a temáticas sobre liberdade, potência orgástica e satisfação. Respirar bem é uma condição importante e contribuir para que a nossa sociedade perceba a sexualidade de forma mais natural também.

Concluir essa leitura foi um prazer, ampliar meus conhecimentos me realiza pessoal e profissionalmente e re-significar a palavra amor a cada dia me enche de alegria. 

Para Inácio França,

Com açúcar e com afeto! 


Sobre o autor:

Nasceu no dia 24 de março de 1897, na região da Ucrânia. Filho de pai judeu, sua mãe se suicidou quando ele tinha 13 anos. Era médico de formação, seguidor da Psicanálise e ligado ao Partido Comunista Austríaco. Por diferenças teóricas e por questões políticas, em 1934 foi expulso da Associação Internacional de Psicanálise. Vítima do macartismo americano, faleceu de enfarte numa prisão dos EUA, no dia 3 de novembro de 1957.

 









Comentários


Novo   Giannini Ferrari
Data: 01/10/2009
Parabéns Geórgia pelas palavras escritas com o coração e estou muito feliz por fazer parte desse estudo com você. Beijos

Novo   ivanluza de Souza Rodrigues - Portugal
Data: 06/10/2009
Parabens pelo tema abordado, gostaria de poder contactar contigo acho que fomos amigas de curso nao?

Novo   Geórgia Araújo
Data: 06/10/2009
Ivanluza, posso pedir ao Libertas o email que deste para publicar seu comentário?


Novo   Gisson Amorim Costa
Data: 29/09/2013
Prezada Geórgia,

Sou um estudante independente, faz algum tempo que estudo estas relações entre a energia vital, sexual e os traumas que não permite seu entendimento. Fiquei feliz em deparar com os estudos de Reich, sinceramente não conhecia, e mais ainda em ler a tua matéria na internet. Gostaria de entender um pouco mais sobre isto, de muito agrado da minha parte receber indicações suas tanto de cursos , livros e outras pesquisas que somariam nesta minha busca. Espero sinceramente contar com suas considerações.

Fraternalmente,
G

Seu Comentário



(E-mail não será publicado)

Envie por e-mail


Veja ainda

A paz perene com a natureza e a Mãe Terra
Leonardo Boff - Teólogo e escritor

Como problemas emocionais se transformam em doenças?
Revista Galileu

O que realmente importa!
Jose Páulo Ferrari - Psicólogo

A Sustentação do Grounding na Alegria e na Tristeza: um Compromisso Com O Self
Rebeca Berger E Suely Freitas - Local Trainers Em Análise Bioenergética

Aspectos de Cura na Análise Bioenergética
Jayme Panerai Alves - Analista Em Bioenergética






Pesquisa
Receba novidades no seu e-mail
Nome
E-mail
Busca
Área restrita
Usuário
Senha
Locations of visitors to this page
Libertas Casa Amarela: Rua Rodrigues Sete, 158, Tamarineira, Recife, PE, CEP 52051-230, Brasil

Libertas Apipucos: Rua Israel Lima de Oliveira Castro, 245, Macaxeira, Recife, PE, CEP 52071-361, Brasil

Fone: (81) 3268 3596 / (81) 3268 3311 / (81) 3441 7462 / (81) 9721-2021

E-mail: libertas@libertas.com.br
google analytics | google adwords | Produzido por André Gonçalves
Todos os direitos reservados © Libertas | Permitida reprodução mediante autorização | Veja atualizações via RSS |