Pós no Libertas. A teoria na prática e no social.

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014





Diagnóstico Precoce do Câncer de Esôfago

Versão para impressão | Enviar para e-mail | Comentar


A maioria dos cânceres esofágico é de origem epitelial, sendo os mais frequentes o carcinoma epidermóide e o adenocarcinoma. Recentemente, a incidência do carcinoma epidermóide sobrepujava em muito a do adenocarcinoma, chegando a responder por 90% dos casos. Em algumas regiões do mundo, como nos EUA por exemplo, vem havendo um aumento gradual da incidência do adenocarcinoma esofágico nas últimas décadas, chegando a empatar com o tipo epidermóide em alguns casos. As razões para isso não são totalmente conhecidas, mas provavelmente estão relacionadas ao aumento da incidência, naquela população, da doença de refluxo gastro-esofágico (DRGE).

 

Do ponto de vista epidemiológico, os principais fatores de risco para o carcinoma epidermóide de esôfago são álcool, tabaco, fatores irritantes como alimentos e bebidas quentes, estenose cáustica de esôfago, acalásia primária ou por doença de Chagas (mau do engasgo) e síndrome de Plummer-Vinson (membrana esofágica secundária a anemia por deficiência de ferro). O principal fator de risco para o adenocarcinoma de esôfago é o esôfago de Barrett. Este consiste no revestimento da porção final do esôfago, podendo em grau variado atingir porções proximais, por mucosa semelhante a do estômago na qual se desenvolve metaplasia intestinal incompleta, ou seja, as células deste segmento adquirem aspecto que lembram as células intestinais. Habitualmente isso ocorre em casos mais severos de DRGE.

 

O diagnóstico de câncer esofágico avançado não é de valor prático, pois apenas 20% dos casos têm condição de ressecção cirúrgica na época do diagnóstico, com mortalidade muito elevada, havendo uma sobrevida de 5 anos pouco superior aos 5-10% dos casos diagnosticados. Dos 80% dos pacientes que não têm condições cirúrgicas ao diagnóstico, restam apenas medidas paliativas tais como uso de próteses esofágicas para permitir a alimentação.

 

Nos países ocidentais a incidência do carcinoma de esôfago é muito menor que em algumas áreas do Oriente e Ásia (como Irã e China), não cabendo exames preventivos em massa como realizados naqueles locais. Portanto, o diagnóstico precoce do câncer esofágico seria possível nessas áreas menos acometidas se identificarmos pacientes com alto risco de desenvolver a neoplasia e procedermos à investigação com meios diagnósticos apropriados.

 

Noventa por cento dos casos de câncer esofágico nos países da Europa, América do Norte e América Latina ocorrem em fumantes e alcoólicos. A fração da responsabilidade do álcool nestes casos responde por 50% e a do tabaco por 40%. Não se tem definida uma periodicidade para exames endoscópicos nestes pacientes, mas devem ser instruídos a observar qualquer sintoma que alerte para patologia esofágica, tais como odinofagia (dor ao engolir) e disfagia (sensação de entalo). Ao contrário do que se pensa, tumores limitados à submucosa causam sintomas em até 2/3 dos

Comentários


Novo   claudio fonseca
Data: 09/12/2008
Srs.
Sofro de antrite cronica ativa a mais ou menos 10 anos. Consumo AINES e cortizona em abundancia todfos os dias por ser portador de doença reumática. Minha última biopsia gástrica evidenciou metaplasia intestinal incompleta, lesão pré-cancerosa, o que me motivou a questionar=lhes sobre qual o percentual e o tempo de evolução da MI para carcinoma. Moro no interior de Minas, aqui não temos muitos recursos, peço que respondam minha pergunda e se possível me digam o que seria ideal fazer neste momento.

Novo   simone
Data: 02/07/2009
ola!tenho metaplasia intestinal com intensidade moderada e gostaria de saber qual a alimentaçao ideal para esse caso.obrigada

Novo   GABRIEL HEITOR RIBEIRO
Data: 28/02/2010
Tenho gastrite cronica associada a H.pylori e metaplasia intestinal incompleta ... estou fazendo uso de medicamento ( pyloripac ) e depois irei usar o (omepensol 20mg * nao sei se assim q se escreve ) durante 4 meses. Somente isso e necessario ? Alem disso estou fazendo uma dieta rigorosa. Quais a chansses de se transformar em cancer ? Pois minha familia ha casos de cancer no estomago, esofado e intestino.Obrigado pela atencao. GHR

Novo   Sandra Silva
Data: 16/10/2010
Tenho antrite crónica... como posso curar? e de que se trata essa doença?

Novo   angela
Data: 17/11/2010
Meus esposo fez uma gastrectomia parcial por conta de um edenocarcinoma, e agora depois de 04 meses atraves da endoscopia descobriu q esta com metaplasia intestinal, isso é muito grave?

Novo   JUCELI
Data: 03/12/2010
ESTOU COM GASTRITE CRONICA E METAPALSIA INTESTINAL. GOSTARIA DE RECEBER ORIENTAÇÕES SOBRES ESSES ROBLEMAS POIS MEU MÉDICO Ñ ME ESCLARECEU NADA. ESTOU DESESPERADA COMA AS COISAS QUE LI NA NET SOBRE METAPLASIA. NÃO SEI O QEU DEVO COMER. POR FAVOR RESPONDAM. OBRIGADA

Novo   Fatima Moreiar
Data: 10/03/2011
minha microscopia deu como resultado epitélio foveolar com atipias regenerativas /degenerativas moderadas.Há áreas com rarefação glanular e metaplasia intestinal moderada,dos tipos completa e incompleta.O córeo revela infiltrado inflamatório grânulo mononuclear moderado, alguns agregadoslinfoides,congestão e edema.Naõ obtive maiores esclarecimentos do médico e a net me assustou bastante.fiz EStou usando a 5 meses pantoprazol e tratamento com champix para ante tabagismo.Pode ajudar-me a entender realmente a gravidade ou não do meu diagnostico fico mto agradecida

Novo   viviane
Data: 07/12/2011
Tenho refluxo e fiz ED alta e o resultado foi gastite cronica moderada com hiperplasia folevolar e metaplasia intestinal focal, deu negativo para h. pylory.Meu medico disse que a metaplasia intestinal é comum e que posso ficar tranquila que só daqui a 2 anos faremos novamente uma ED, estou tomando pantoprazol 40 e fazendo a dieta, quero saber se estas metaplasia e hiperplasia regridem com o tratamento correto e se fazendo este tratamento se fica descartado e possibilidade de cancer.

Grata

Viviane

Novo   Nivaldo Pinto
Data: 20/12/2011
Tenho gastrite cronica associada a H.pylori e metaplasia intestinal incompleta ... estou fazendo uso de medicamento ( pyloripac ) e depois irei usar o (omepensol 20mg * nao sei se assim q se escreve ) durante 4 meses. Somente isso e necessario ? Alem disso estou fazendo uma dieta rigorosa. Quais a chansses de se transformar em cancer ?

Novo   Helena Lanzieri
Data: 25/03/2012
minha endoscopia deu Gastrite cronica com metaplasia intestinal completa focal,gostaria de saber uma dieta adqueada para esse caso e se isso é reversível?

Novo   rubia maria alves
Data: 14/07/2012
fiz uma endoscopia o resultado deu antrite cronica leve inespecifica. pode me explicar o que e isso por favor?

Novo   graça medeiros
Data: 31/07/2012
Meu exame de biopsia gástrica (Antro),conclusão microscopica -
hiperplasia e tortuosidade foveolar presentes o que quer dizer.




Novo   luzia dalva ayuzo
Data: 03/08/2012
Boa tarde
Meu pai fez uma endoscopia gatrica e uma bipsia, deu metapasia intestinal completa..o que significa naum tive resposta adequada..pode ser um cancer? gostaria de saber mais..

\\\obrigado




Novo   joline
Data: 07/08/2012
fiz uma endoscopia o resultado deu antrite cronica leve inespecifica. pode me explicar o que e isso por favor?

obrigada!

Novo   joline
Data: 07/08/2012
fiz uma endoscopia o resultado deu antrite cronica leve inespecifica. pode me explicar o que e isso por favor?



Novo   gilberto niles da silva
Data: 08/08/2012
tenho metaplasia intestinal e gastrite cronica,minha biopsia do teste pylori deu negativo. tenho cura. obrigado.

Novo   JOSEANE
Data: 14/08/2012
FIZ UMA BIOPSIA APOS ENDOSCOPIA E ACUSOU GASTRITE CRÔNICA, LEVE COM FOCO DE METAPLASIA INTESTINAL NO ANTRO, ESTOU MUITO PREOCUPADA POIS SO IREI AO MÉDICO NO FINAL DO MÊS, POR FAVOR ME INFORMEM SE TEM CURA E QUAL É O TRATAMENTO??? GRATA.

Novo   Fatima
Data: 23/08/2012
fiz endoscopia com biopsia deu metaplasia intestinal completa com deformação glandular já tomei varios remedios a ultima q fiz deu incompleta agora só tomo omeprazol 20mg em jejum tem algum chá q eu possa tomar pra melhorar ? o hpilory já curou com antibiotico não tenho mais aguardo resposta dede já agradeço,.

Novo   edna
Data: 28/09/2012
tenho metaplasia do intestino completa no antro, mas o H.Pyloris já deu resultado positivo. Isto sp evolui para um cancer? Tem cura? tenho casos de cancer no estomago de familia e estou bastante preocupada.
Obrigada

Novo   izabel maria delfim costa
Data: 29/10/2012
erndoscopia o resultado 1-esofagite cronica leve e inespecifica 2-nantrite cronica cronica leve em atividade associada ao h.pylori com metaplasia intestinal focal

Novo   Lane
Data: 03/12/2012
Gostaria de saber quais as chances da Gastrite com altas elevações, é igual a um câncer no estômago?.
Desde já , muito obrigada!

Novo   FABIO
Data: 14/12/2012
FIZ UMA ENDOSCOPIA E O RESULTADO DA BIOPSIA DEU:
SECÇÕES DE MUCOSA GÁSTRICA MOSTRAM EPITÉLIO COLUNAR TÍPICO COM CÓRION COM LINFÓCITOS E NEUTROFILOS POR ENTRE AS CELULAS EPITÉLIAIS. H PYLORI POSITIVO (FOCAL). HÁ DIMINUTO FOCO COM METAPLASIA INTESTINAL


DIAGNOSTICO GASTRITE CRÔNICA EM ATIVIDADE ASSOCIADA AO H. PYLORI[MATAPLASIA INTESTINAL FOCAL DA MUCOSA GÁSTRICA

Novo   marlene
Data: 25/01/2013
fiz uma biópsia agora no mês de dezembro e o deu. acusou fragmentos de mucosa gástrica do antro e corpo apresentando alteração regenerativa do epitélio foveolar, o significa isso alquem pode me explicar. des de já meus agradecimentos..

Novo   Maria Teresa S. de Arruda Araujo
Data: 03/02/2013
Eu fiz uma biópsia e a conclusão foi: GASTRITE CRÔNICA DE ANTRO, MODERADA, ATIVA.
PESQUISA DE H-pylorii: POSITIVA.
O que isso significa? Tire minhas dúvidas por favor. Desde já, obrigado.

Novo   Clarice ferreira da Silva
Data: 19/02/2013
Fiz uma biópisia no qual deu Cortes histoógico exibindo fragmentos de mucosa gástrica de padrão antral revelando gastrite cronica leve com hierplasia foveolar.Ausencia de ativodade e de metaplasia intestinal. A pesquisa de h.pylori na coloração pelo Giemsa revelou-se negativa.Ausência de malignidade no presente material.Estou muito ansiosa por favor me ajude.

Novo   rubia maria alves
Data: 20/02/2013
fis um endoscopia e uma biospia,deu antrite cronica leve ,inespecifica,tenho muitas dores no estomango frequantemente,e deu negativo para hilory,sinto muita doe,ja tomo ometrasol.faço dieta.e nao passa me ajuder o que isso

Novo   Fátima Moreira de Sousa
Data: 25/03/2013
Tenho gastrite, esofagite e bulboduodenite. Na última endoscopia o resultado foi: Erosões em antro gástrico - Metaplasia intestinal - Pesquisa negativa para H. pylori. Tenho tomado pantoprazol desde 2008, quase sem interrupção. O que fazer? Que alimentos não posso consumir?
Obrigada.

Novo   mariaimaculadavianafarias
Data: 06/06/2013
O QUE É GASTRITE CRÔNICA ASSOCIADA A HELICOBACTER PYLORI COM LEVE ATIVIDADE ISTO PODE SER COMEÇO DE CANCER!

Novo   ana maria martins lopes
Data: 10/07/2013
diagnósticos-muosa antral e fúndica com alterações inflamatórias mínimas,sem atividade neutrofílica.ausencia de h piloris.atrofia antal de leve intensidade metaplasia intestinal incompleta;gastrite de leve intensidade,com focos superficiais de erosão.em mucosa com padrão fundico

Novo   vania lucia
Data: 26/07/2013
Fiz endocospia e o resultado deu Antrite crônica ativada leve. Isto é muito grave.

Novo   JUREMA PARANHOS
Data: 31/07/2013
Meu exame de biopsia gástrica (Antro),conclusão microscopica -
hiperplasia e tortuosidade foveolar presentes o que quer dizer.




Novo   MARIA DE JESUS VASCONCELOS
Data: 02/08/2013
Gostaria de saber se existe remédio para gastriste cronica e metaplasia intestinal?

Os dois tem cura?

Obrigada.

Novo   Maria isidro do Carmo Godinho
Data: 05/08/2013
O meu relatório de endoscopia e biópsia: 2 fragmentos com 0,2 com...Fragmentos de mucosa gástrica com aspectos regenerativos faveolares, num fundo de gastrite crónica de grau moderado e actividade ligeira, com metplasia intestinal focal (<10%). Pesquisa de H pylori positiva 2+. gostaria que me informassem se é Cancro, uma vez que já tive cancro da mama, tendo feito uma mastectomia radical. Agradeço me informem. Grata.


Novo   KAIQUE DUARTE
Data: 06/08/2013
TENHO UMA AMIGA ELA TEM GASTRITE CRONICA E METAPLASIA INTESTINAL ISSO TEM CURA ISSO PODE VIRA UM CANCER POIS ELA TOMA OMEPRAZOL DIRETO PELO MENOS A 5 ANOS ME RESPONDA POR FAVOR

Novo   rosani armelini
Data: 07/08/2013
minha mae fez uma biopsia e o resultado foi: gastrite cronica antral, apresentando infiltrado inflamatorio mononuclear, com formaçao de acumulo linfoide, ao lado de delicada hiperplasia epitelial regenerativa, na ausencia de colonização por h. pylori. O que isso significa

Novo   Andressa Narciso
Data: 12/08/2013
Prezados, recebi hj a biópsia da endoscopia do meu esposo, e os resultados foram os seguintes: Helicobacter pylori 2+/3+, nas amostras de antro, Gastrite moderada com atividade acentuada em mucosa antral, Atividade neutrofílica acentuada em antro, Infiltrado inflamatório mononuclear moderado e difuso em mucosa antral, Presença de metaplasia intestinal em amostras de esôfago distal, Amostras sem evidências de displasia ou malignidade. O retorno com o médico é daqui 1 semana, já lemos bastante sobre a MI, e gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer cirurgia para para retirar esta metaplasia e qual seria a probabilidade desta virar um cancer e ainda se o H pylore pode fazer com que a MI aumente? Muito Obrigada pela atenção.

Novo   Shirley Castro
Data: 06/09/2013
Apos um processo de refluxo estomacal fiz uma endoscopia e o resultado da biopsia de " Mucosa antral / fundica revela gastrite cronica leve em atividade.
Ausencia de atrofia glandular e metaplasia intestinal
O Que isto significa? Como devo me tratar? e alimentação, qual deve ser?

Novo   marizete
Data: 06/09/2013
A conclusão de meu exame foi gastrite crônica moderada e inativa, edematosa, associado a metaplasia intestinal completa, em mucosa de padrão antral. Pesquisa negativa para helicobacter pylori. Isso é grave? Pode virar cancer? Quais os cuidados, alimentação adequada?


Novo   Jussara
Data: 07/09/2013
Fiz endoscopia digestiva alta, com biopsia, o diagnóstico foi:Gastrite crônica antral leve com:
-Edema e congestão vascular moderados.
-Erosões focais.
-Ausência de atividade.
-H. pylori não identificavel.
Como vou demorar um pouco pra conseguir agendamento para o gástro gostaria de saber o que quer dizer?

Novo   Danielle
Data: 11/09/2013
Recebi o meu laudo da endoscopia e também acusou um quadro de metaplasia intestinal focal. Quando pesquiso na internet sempre aparecem coisas relacionadas ao cancer de intestino. Quando iria iniciar o tratamento para matar o H pylori, descobri que estou gravida. Será que seria melhor optar pela interrupção da gravidez. Fiquei muito preocupada. Existe um percentual de cura? Não resolveria se fizesse radioterapia ou tratamentos afins

Novo   mary
Data: 20/09/2013
to super preoculpada fiz uma endoscopia e biopsia o resultado da biopsia foi;leve cronica em atividade por favor o que quer dizer?





Novo   eliane
Data: 24/09/2013
Meu marido fez uma endoscopia e o resultado foi pangastrite cronica com metaplasia intestinal antral. Isto pode virar câncer, ele é fumante e ja fez tratamento para a bactéia helicobacter pylori. obrigada pela resposta

Novo   Lolita Rodrigues Macarthy
Data: 25/09/2013
Fiz uma endoscopia e o resultado foi: gastrite crônica.
ausência de metaplasia intestinal,displasia ou neoplasia.
Pesquisa de helicobacter pylori: negativa. Como minha consulta ficou p/novembro, gostaria se possível um esclarecimento . antecipo agradecimentos.

Novo   Uóston
Data: 04/10/2013
Estou com gastrite crônica, intensa metaplasia intestinal,monilíase esôfágica e intensa atrofia. Meu gastro não foi clora comigo ao me dar o diagnosticos destes problemas e como muitos gostaria de saber qual gravidade destes problemas... como tratar, quais os alimentos que posso comer, se exercício físico ajuda a combater e qua o grau de risco de desenvolver o câncer? porfavor tire-me este grilo da minhacabeça.

Novo   Ednéa Siqueira
Data: 30/10/2013
Recebi minha biopcia gástrica,q contas os seguinte :
1-Gastrite crônica leve sem atividade.
2-Metaplasia intestinal do tipo completa acentuada.
3-Hiperplasia e tortuosidade foevelar presente.agregados linfódes estromais presentes.
4-Corion com edema. Marquei consulta com gástrico ,só em janeiro de 2014. Meu caso e urgente ?

Novo   MARIA LUCIA DE ALBUQUERQUE
Data: 05/11/2013
Olá
Na minha biopsia deu:
Cinco fragmentos irregulares e elástica de tecido brancacento,medindo o maior 0,3x0,2cm.5FTI=1C.
Pangastrite cronica discreta e inativa(quiescente)
Área de metaplasia intestinal incompleta(colonica)em mucosa antral
Área pontual de lesao intra-epitelial de baixo grau(displasia leve)em epitélio metaplásico.
Poderiam me explicar o que significa?

Grata

Novo   vania d c ribeiro
Data: 06/11/2013
Fiz uma biopsia gastrica a conclusão foi : Gastrite crônica moderada e ausencia de metaplasia intestinal e atrofia glandular , h pylori foi positiva , estou com medo d esta com algo grave medo d morrer.... me ajude


Novo   CATIA SOUZA
Data: 16/11/2013
Meu irmão fez um exame(biópsia de esôfago médio) conclusão:Displasia acentuada(Neoplasia intraepitelial de alto grau) em fragmentos de mucosa escamosa,clinicamente identificados como esófago médio.Gostaria que você me esclarecesse sobre isso. Muito obrigada

Novo   Maria Eugenia
Data: 29/11/2013
Bom dia,sou do Rio de Janeiro,fiz endoscopia com biopsia porém na endoscopia não havia dado nada mas na biopsia deu gastrite crônica antral e fúndica leve em atividade leve. Como devo proceder com alimentação,tem algum perigo de se agravar para uma doença
cancerigena devido eu ter parente com histórico de câncer nessa região . Obrigada!!!.

Novo   lucia
Data: 01/12/2013
TENHO GASTRITE CRONICA COM METAPLASIA INTESTINAL ll,HÁ DOIS ANOS ,QUERO SABER SE É PERIGO PASSAR PARA UM CANCER,POIS O MÉDICO NÃO MANDA EU TOMAR NADA PRA PROTEGER O ESTOMAGO.CONHEÇO GENTE QUE TOMA OMEPRAZOL A UNS 2 ANOS,ESTOU A CADA VEZ MAIS SEM CHÃO.FAÇO SEMPRE ENDOSCOPIA,TO UM ANO SEM FAZER PQ ENGRAVIDEZ,RELATEI ISSO PRO OBSTRETA E ELE MNDOU EU TOMAR OMEPRAZOL DEVIDO A MUITA AZIA,MINHA FILHA JÁ ESTA COM 3 MESES,E JÁ ESTOU MARCANDO UM GASTRO PRA VÊ COMO ESTAR.MAS POR FAVOR ME RESPONDA,ESSA GASTRITE É TÃO PERIGOSA ASSIM ?

Novo   iara kelly
Data: 04/12/2013
ola bom dia o resultado da minha biopsia deu gastrite cronica ausencia de malignidade na amostra e H pylori poisitivo quais são as possibilidades de se gerar um cancer ? tenho muitas duvidas sobre isso pq ja tive essa bacteria outras vezes mas faço tratamento e sempre ela volta. Faço o uso dos antibioticos e depois tomo omeprazol por alguns meses o q vc me esclarece sobre isso? desde ja agradeço

Novo   ADRIANA DA SILVA GOMES
Data: 23/12/2013
FIZ UMA ENDOSCOPIA E LA ESTA ASSIM APOS INCLU... OBSER SE AUSENCIA DE HEDROLISE DE UREIA CONVERSAO NEGATIVA

Novo   ADRIANA DA SILVA GOMES
Data: 23/12/2013
FIZ UMA ENDOSCOPIA E LA ESTA ASSIM APOS INCLU... OBSER SE AUSENCIA DE HEDROLISE DE UREIA CONVERSAO NEGATIVA
GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMAÇOES BEM CLARAS DO QUE E ??DESDE JA OBRIG

Novo   Jaine
Data: 25/12/2013
fiz uma Endoscopia com Biopsia e na biopsia acusou que estou com
A= inflamação crônica discreta , sem atividade, edema e hiperemia.
B= um discreto edema e e aumento da celularidades custas de mononucleares.

o que isso quer dizer?

Novo   aparecida
Data: 21/03/2014
meu marido fez uma biopsia e o resultado foi foi. polipectomia,esófago,polipo sem atipia(epitélio pluriestratificado ) e cório com infiltrado linfoide. que isso significa? me responda por favor

Novo   elis
Data: 24/03/2014
conclusão Microscopia: Mucosa de padrão de corpo antro exibindo gastrite crônica modereda com metaplasia intestinal acentuada. Ausência de atrofia glandular. Pesquisa de h. pylori negativo. B1-3F-Tl.Já fiz medidação para h. pilori, estou tomando omeprazol 20ml, bromoprida e ranitidina em caso de dor. Por favor tire minhas dúvidas por perdi mamãe para o carcinoma gástrico. Irei repetir endoscopia.


Novo   XRumerTest
Data: 24/03/2014
Hello. And Bye.

Seu Comentário



(E-mail não será publicado)

Envie por e-mail


Veja ainda

Câncer de Mama e Gravidez

Prevenção do Câncer de Próstata
Instituto Nacional de Câncer (Ministério da Saúde)

Câncer Colo-retal
Conceito, Incidência E Sintomas - (parte 1)

A Obesidade Aumenta O Risco de Câncer

O Que O Câncer Não Pode Fazer






Pesquisa
Receba novidades no seu e-mail
Nome
E-mail
Busca
Área restrita
Usuário
Senha
Locations of visitors to this page
Libertas Casa Amarela: Rua Rodrigues Sete, 158, Tamarineira, Recife, PE, CEP 52051-230, Brasil

Libertas Apipucos: Rua Israel Lima de Oliveira Castro, 245, Macaxeira, Recife, PE, CEP 52071-361, Brasil

Fone: (81) 3268 3596 / (81) 3268 3311 / (81) 3441 7462 / (81) 9721-2021

E-mail: libertas@libertas.com.br
google analytics | google adwords | Produzido por André Gonçalves
Todos os direitos reservados © Libertas | Permitida reprodução mediante autorização | Veja atualizações via RSS |