Artigos de Saúde
51

Infarto do Miocárdio

Medicinal –

Por Waldomiro Carlos Manfroi

O que é?

O infarto do miocárdio é a morte de um segmento do músculo cardíaco, determinada pela interrupção brusca da corrente sangüínea numa das artérias coronárias nutridoras do coração. A causa mais freqüente dessa interrupção deve-se à trombose, ruptura da placa, hemorragia ou espasmo que se forma no interior do vaso sangüíneo.

O coração dói?

Freqüentemente, as pessoas surpreendem com perguntas sobre questões que os médicos imaginavam que já fossem de domínio público. O coração dói?
Essa é uma questão que surge nas conversas em geral e com bastante freqüência durante a entrevista do médico com os pacientes e ou familiares.

O que se ouve falar, comumente, em ambas ocasiões é:
“Eu sei que coração não dói…; por isso, não me preocupo tanto por causa dessa dor no peito”.

Não se conhece a origem desse entendimento errôneo. Sabe-se que ele prepondera na população. É um fator negativo, responsável pelo atraso na identificação da doença do coração com suas graves conseqüências.

Para desfazer esse mal-entendido de que o coração não dói, informamos que dói, sim. E é uma dor profundamente intensa e angustiante.

Há duas formas mais comuns de manifestação da doença isquêmica do coração: Angina do Peito e Infarto do Miocárdio.

A dor da angina ?

Na angina do peito, a dor é forte, em aperto ou em opressão, queimor, ardência ou peso. Localiza-se, geralmente, no centro do peito, atrás do osso, podendo irradiar-se para o braço esquerdo, braço direito, ambos os braços, para o pescoço, mandíbula e para as costas.

Não raro, a dor começa nos braços, na região do estômago, no lado esquerdo, nas costas e, minutos após, pode se estender para o centro do peito. É geralmente provocada por esforços, emoções, podendo ocorrer também após refeições, em repouso ou durante o sono. Ela tende a aliviar em poucos minutos, cessada a causa desencadeante.

A obtenção do alívio em poucos minutos com a colocação de um comprimido de nitrato debaixo da língua é uma das maneiras que se usa para caracterizar que a dor é devida à angina do peito. Diferencia-se de outras causas que determinam dores no peito por não se agravar com a respiração, com a tosse, com movimentos do tórax, por compressão no local ou por mudanças de posição do corpo.

A dor do infarto do miocárdio

No infarto do miocárdio a dor tem localização, caráter e irradiação semelhante às da angina do peito. Distingue-se dessa por surgir geralmente em repouso, por ser mais intensa e prolongada e por estar acompanhada de intenso mal-estar, sensação de morte iminente, suores frios e vômitos. É uma das dores mais fortes que existem. É muito intensa, quase incompatível com a vida: para a vida continuar, é preciso que a dor cesse.

Terminologia

Há diversos termos usados para designar o evento clínico que determina morte de um segmento do músculo cardíaco. Dentre os mais empregados, destacam-se: infarto e enfarte. A palavra infarto é mais usada no Sul do Brasil e enfarte, nas outras regiões.

Enfarto ou enfarte não são termos usados pelos médicos. Do ponto de vista da origem da palavra, infarto e enfarto significam inchaço, edema de uma área do corpo. Quem causa o edema é a morte do tecido. A palavra infarto, a nosso ver, expressa melhor os achados patológicos da área comprometida e a etimologia da palavra, daí, nossa preferência para seu emprego.

Em que idade ocorre?

Atinge homens e mulheres na mesma proporção?

O infarto pode ocorrer em qualquer idade acima dos 25 anos, mas é mais freqüente entre os 45 e 65 anos. Ele pode se manifestar em qualquer hora do dia ou da noite, mas é mais freqüente nas primeiras horas do dia. Quase sempre surge de forma abrupta, durante repouso ou na presença de emoções fortes. O aparecimento de modo inesperado e estranho é uma de suas características. Cinqüenta por cento dos pacientes acometidos de infarto nunca sentiram nada parecido antes.

Até poucas décadas, a incidência de infarto do miocárdio era na ordem de seis homens para uma mulher (antes da menopausa). Essa proporção diminui bastante depois da menopausa. Mas na atualidade, depois que a mulher passou a assumir seu papel de liderança na sociedade, passou a fumar e a tomar pílulas, a diferença diminuiu de modo significativo, principalmente nos últimos anos. E, além de comparecer cada vez com mais freqüência e com maior gravidade, a doença tem acometido mulheres cada vez mais jovens.

Como o infarto pode ser prevenido?

As medidas mais eficazes para evitar o infarto do miocárdio devem ser tomadas de forma conjunta entre equipes de saúde e a sociedade. Nos países onde se desenvolveram programas comunitários de esclarecimento e onde medidas preventiva foram tomadas, evidenciou-se a diminuição do infarto do miocárdio e da morte súbita.

O meio mais eficaz é corrigir os fatores de risco, tais como: fazer exercícios, reduzir o colesterol no sangue, abandonar o fumo, controlar a pressão arterial e o diabete melito. As dietas, o uso de remédios e os exercícios são fatores determinantes para reduzir as gorduras no sangue e evitar o entupimento das artérias. Para os pacientes que têm a doença sem sintomas, o uso de aspirina junto a outros medicamentos diminui de modo significativo a incidência do infarto e da morte súbita.

Como saber se uma pessoa está infartando

e como proceder? O infarto se apresenta de forma abrupta, traiçoeira, por meio dor muito forte no peito. É uma das dores mais intensas e angustiantes que existem, impossível de ser tolerada por muito tempo. Freqüentemente, a dor é acompanhada por sensação de morte iminente, suores frios, palidez, náuseas e vômitos. A ajuda deve ser imediata, através de atendimento especializado, quando disponível, ou pelo serviço médico mais próximo. Se a pessoa sabe que tem a doença, deve usar o comprimido (nitrato) debaixo da língua (recomendado pelo médico) e ingerir um comprimido de aspirina.

É uma situação grave, determinante da morte de 50% dos pacientes antes de chegarem ao hospital. Esse índice pode ser reduzido para 10%, para os pacientes que conseguem alcançar um local com estrutura e recebem atendimento especializado com todos os recursos tecnológicos disponíveis.

Vencida a fase aguda, o tratamento não cessa. Começam, então, as medidas de ordem preventiva para evitar outros infartos. Os pacientes precisam mudar seus hábitos de vida: reduzir as gorduras no sangue, baixar o peso, abandonar o fumo, fazer exercícios, controlar a pressão e tomar os medicamentos recomendados.

Atualização: 02/07/2000

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Publicado por Libertas

51 comentários

  • Roberto Borges Julio disse:

    Quinta feira meu Pai faleceu..com..infarto agudo no miocardio..keria..q.vcs.me.falasse..a.respeito.ou.me.adicioonasse.no.msn..e.me.explicasse..pq..aconteceu..

  • sandra disse:

    Olá, meu nome é Sandra tenho 38 anos, não bebo,não fumo
    Gostaria de saber se a ardencia que senti em um único dia várias vezes do lado esquerdo do peito, pode ter alguma relação com o coração ou não??Se for quais os exames a serem feitos pra diagnosticar corretamente o que senti.
    Desde já agradeço.

  • antonio simoes silva filho disse:

    no ultimo dia 16/03 muas pontadas pequenas abaixo esquerdo do peito,tres dias apos sentir minhas vistas escurecer e acompanhado por um mal estar e dor no centro do peito.Imediatamente fui a um posto medico e fui atendido e medicado inclusive fazendo um ECG.Foi mim solicitado a proceder uma consulta a um cardiologista o qual o fiz,o mesmo mim pediu o Ecocardiograma e outros exames.o ecocardiograma deu normal,falta apresentar o resultado dos exames de fezes,sangue e urina.Com esse resultado do eco pode haver um outro sintoma de uma outra doença,e qual?

  • luciana disse:

    oi tenho 41 anos e to com uma ardencia no peito do lado esquerdo o que pode ser

  • cinthia disse:

    Olá, tenho 29 anos e na noite passada senti uma ardencia no lado esquerdo do peito, fiquei preocupada,pois nunca havia sentido antes, eu não fumo, não bebo e estou com peso ideal para a minha altura, mas a pouco tempo fiz um exame de sangue na empresa onde trabalho e descobri que minhas taxas de colesterol e triglicerideos estão altas, pode estar relacionado?? Como devo proceder. Desde já agradeço!!

  • vanessa mattos disse:

    oi boa noite gostaria de tirar uma duvida tenho 29 anos sinto dores no peito ,tonteiras,vontade de vomitar,tremedeira.ja fiz eletro cardiograma ,eco cardiograma fiz exames de sangue para ver se o colesterol estava bom deu tudo normal os medicos dizem q isso e sindrome do panico sinto um mal estar terivel uma senssação de morte pior ainda.me ajude por favor sempre acho que estou infartando.

  • antonio claudio disse:

    sinto ardencia as veses do lado esquedo do peito,gostaria de saber se isto e motivo, para preucupacaõ, estou aguardando respostas para que eu possa tira isto da minha cabeça caso alguem possa mim dar……….

  • antonio claudio gomes da silva disse:

    tenho 42 anos as vezes sinto leves dores acima do peito na altura dos onbros isto e,motivo para maiores preucupaçãoes espero que alguem ou algum medico possa,mim orientar….

  • Ronaldo disse:

    Tenho 40 anos, ultimamente tenho sentido uma leve ardencia do lado esquerdo do peito, estou bem acima do peso. O que pode ser isto???

  • taine disse:

    oi, eu tenho 25 anos, estou com uma dor, mais pra ardencia no lado esquerdo nas costa perto do peito a umas 3 semans o que pode ser ?

  • Carla disse:

    tenho 30 anos e acordo assustada e com taquicardia. o que pode ser?

  • Carla disse:

    Meu filho tem sopro no coração. Tem algum impedimento em praticar esportes ?

  • Samara disse:

    Olá, estou muito procupara com o meu pai: Há alguns dias sempre que termina as refeições ele sente uma forte dor no braço e ombro esquerdo que só falta chorar e em alguns minutos ela cessa.Ele não gosta de ir ao médico e estamos muito preocupados com ele. O que pode ser? Isso é normal?

  • ELIANE disse:

    OLÁ QUERO SABER O QUE EU SINTO É ANGINA DO PEITO, SINTO VARIAS VEZES DO QUE SI IRRADIAR PELO BRAÇO DIREITOE PESCOÇO, E MIM SUFOCANDO VOU FICANDO GELADO E SUARDO, E AS VEZES COM ANSIA DE VOMITO, SÓ PASSA QUANDO FAÇO USO DE ISORDIL SUBLINGUAL

  • julio disse:

    ESTOU COM UMA ARDENCIA ABAIXO DO PEITO NO LADO ESQUERDO O QUE PODE SER?

  • Sonia disse:

    No último sábado deitei um pouco depois do almoço e acordei com uma dor bem forte no coração. A dor não era insuportável mas me incomodou bastante a tarde toda. Acabei indo até o hospital, cidadezinha de interior, e o médico sem examinar disse que eu tenho problema na coluna e me receitou diclofenaco. Cheguei em casa e tomei um comprimido de ibuprofeno, era o que eu tinha, e depois de mais ou menos meia hora a dor passou. Posso ter tido um infarto? Eu tomo medicamento diariamente para arritmia cardíaca (selozok). Existe algum exame que mostre se eu tive um infarto depois de algum tempo? Obrigada.

  • claudineia disse:

    OLÁ FIZ UM CATETERISMO, E ME FALARAM Q EU TENHO UM MUSCOLO Q NASCEU EM SIMA DE UMA VEIA , E Q ESTE MUSCULO COMPRIME ESTÁ VEIA OQUE PODE SER FEITO POIS , SINTO VARIAS VEZES DOR NO PEITO DO LADO ESQUERDO QUE SI IRRADIAR PELO BRAÇO ESQUERDO PESCOÇO, E MIM SUFOCANDO VOU FICANDO GELADO E SUANDO FRIO, E COM ANSIA DE VOMITO O MEDICO ME FALO Q EU JÁ NASCI ASSIM ,OQUE PODE SER FEITO EM TERMOS DE TRATAMENTO ??? DESDE JÁ AGRADEÇO !!!,

  • cinthia disse:

    Boa tarde, tenho 38 anos, ultimamente enho sentindo uma ardencia no seio esquerdo, que a vezes confundo com dor. Já pensei até no pior o que pode ser, sei que não é normal pois nunca acoonteceu antes.
    Obrigada.

  • dr gabriel disse:

    pessoal boa tarde então se vcs tem dúvidas quanto a cardiologia procure hospital de referencia em são paulo tem dante pazanesse de cardiologia e instituto do coração lá existem centros de estudos para comunidade e sem falar que tem os melhores médicos cardiologistas américa latina brasil.

  • ISRAEL DIONIZIO LIMA disse:

    olá de uns 3 dias para cá eu sinto um ARDER NO LADO ESQUERDO DO PEITO.. e a uns três meses eu fiz todos os exames do coração e não constatou nada o que pode ser desta vez? tenho 25 anos será ansiedade?

    desde já agradeço .

  • ALESSANDRA VIANA disse:

    A QUASE UMA ANO SENTO DORES NAS COSTAS SO NO LADO ESQUERDO QUE INRRADIA PRO TORAX E MUITO RUIM E UMA DOR SUPORTAVEL MAIS INCOMODA SINTO TONTURAS MAL ESTA SENSAÇAO DE DESMAIO NAO SEI O QUE FASER VOU SEMPRE NA UPA FASSO ISAME DE CORAÇAO NAO DA NADA NORMAL PODE SER UMA DOR SPIRITUAL

  • Aline disse:

    oi,meu coracao doi,cansaco,dor na nuca e tambem nos ombros e bracos, quando eu sinto dor ela se espahla a barriga,sera se e doenca do coracao?,porfavor mi responda..!

  • francisco disse:

    há um ano sinto dores no peito esquerdo ja bati um eletrocardiograma e deu tudo normal ja me consutei duas vezes com um medico e ele diz que é ansiedade e stress mas com os remedios que ele ja passou a dor não passa, a dor está ficando cada vez mais forte que as vezes tenho que ir ao hospital. ja medi minha pressão 5 vezes esses dias e dessas 3 vezez a pressão estava alta percebi agora que essa dor é mais frequente a tarde depois do almoço (que tem bastante sal) só tenho 23 anos será que sou hipertenso ou pode ser outra coisa?

  • LUCIVANIANORBERTO disse:

    Olá bom dia, estou sentindo uma dor muito forte abaixo do ombro esquerdo e quando vou respirar ou fazer qualquer movimento doi muito o que será?

  • ELISABEHT MACHADO SILVA disse:

    BOA TARDE ESTOU SENTIMDO UM FORTE DOR NO LADO ESQUERDO DO PEITO, TENHO59 ANOS E ESTOU PREOCUPADA PRECISO QUE ME AJUDEM ESTOU SOZINHA

  • gilson disse:

    boa tarde dr estou sentido muita queimaçao no peito e o branço esquerdo esta dormenti o que esta acontecedo comigo estou com problema no coraçao ja tem tres dias assim ou pode ser agini obrigado

  • Wilson Verissimo disse:

    Eu estsva fazendo musculação. Ao final do treino senti um frio incômodo na barriga. Qual poderá ter sido a causa ? Grato

  • gisele serra disse:

    Gostaria de sabre o q eu pode está acontecendo cmg, sinto uma dor encima do peito esquerdo e já fui em um cardiologista fiz um exame e ele disse q não tenho problemas cardíacos. E agora a dor está forta tmb nas costas e as vezes estomago… me ajuda?

  • maria de fátima manoel de oliveira disse:

    estou sentindo uma tontura faz uma semana
    agora comecei sentir uma dor no meio peito tipo queimação e
    a dor esta forte e me incomodando medi a pressão esta 13/08 e
    meu batimento cardico esta 94 – tenho um diagnostico de ponte miocardica -

  • alessandra coutinho silva disse:

    ESTOU SENTINDO UMA QUEIMAÇÃO NO MEU PEITO DIREITO, ESTOU COM MEDO POIS ESTOU COM CIRURGIA MARCADA PARA COLOCAR SILICONE NOS SEIOS, FIZ O RISCO CIRÚRGICO E NÃO DEU NADA. O QUE SERA ESSA QUEIMAÇÃO

  • zilda Oliveira disse:

    sinto muita tontura, dor atras da cabeça e tremedeira nas maos, tenho tambem pressao alta controlada por remedios, o que pode ser essa dor nas costas que queima do lado esquerdo?

  • Deivyson disse:

    Ola minha mae sente fortes dores na perna como se estivese chegando a morte, dormencia, vomito e tremedeira, principalmente quando esta eim pe, fizemos varios exames e nao encontramos o que ela tem , por favor me ajude

  • ricardo disse:

    se estiverem achando que estão com infarto agudo do miocardio, os sintomas são:
    dor no peito ( pode ser no pescoço ou braço)como se estivesse apertando.
    causas: consumo exagerado de (colesterol, gordura saturada, açucar)
    DIAGNOSTICO:(RAPIDO)
    atravéz de conversa com o medico
    exame (eletrocardiograma)
    TRATAMENTO:
    atravez de remédios
    angeoplástia ( com cateterismo)
    não sou médico, mas estou estudando esta doença:
    INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO

  • ricardo disse:

    E-MAIL PARA MAIS INFORMAÇÕES:
    ricardo.willams.xavier@hotmail.com
    OBRIGADO

  • sandra disse:

    olá,tenho 44 anos e outro dia passei muito mal, com uma forte dor no meio do peito irradiando para o lado esquerdo e pescoço.eu não podia me mexer e nem respirar fundo que a dor aumentava,era uma dor ardida e achei que fosse morrer..minha filha chamou o samu,quando chegaram eu estava um pouco melhor,mas tremia muito e sentia muito frio,minha pressão estava 17×8.eu sempre tive a pressão mais pra baixa 10×6 ,11×7.fiquei com muito medo,mas essa não foi a primeira vez,só que foi mais forte que a anterior…o estranho é que no eletrocardiograma não dá nada…será que tive um enfarto…que exame devo fazer pra saber se foi mesmo um enfarto que sofri…obrigada pela atenção.

  • gledson disse:

    Olá boa noite,eu tenho 26 anos e acordei de madrugada com uma dor forte no peito do lado esquerdo e uma ardencia forte,sera que tive um infarto

  • SONIA BARBOSA DOS SANTOS disse:

    BOM DIA , TENHE VÉRIOS DIAS QUE ESTOU SENTINDO UMA ARDENCIA DO LADO ESQUERDO DO PEITO, PENSAVA QUE ERA GAZES, TOMEI VÁRIOS CHÁS, ,HJ AS 4HRS DA MANHÃ Ñ CONSEGUIR MAIS DORMIR, MINHA PRESSÃO ARTERIAL ESTÁ DANDO 16X10, TENHO PROBLEMAS DE PRESSÃO QUAL EXAME DEVO FAZER PARA DIAGNOSTICO , MEU CARDIOLOGISTA AINDA ESTÁ MARCADO PARA O DIA 28 08. DESDE JÁ OBRIGADO.

  • Andressa melo disse:

    Oi boa tarde! eu sinto dor no peite que vai pra costa e queixo falta de ar e um pesso no peito oque pode ser??? Obs séra porque eu tenho trastorno do panico? mim ajude.

  • Andréa de Souza Silva disse:

    já tive um infarto a dor é insuportável , o braço esquerdo ficou todo dormente ,pensei que fosse morrer ,implorei pra que DEUS não me levasse a dor passou, e fui sozinha para um pronto atendimento de madrugada ,mas na madrugada de ontem senti algo estranho passando pela veia do meu braço esquerdo senti ele ficar frio e a diferença de temperatura de um braço para o outro era grande, devo ficar preocupada com isso ,o que pode ser ? essa sensação esta do cotovelo para baixo.

  • alcilene disse:

    oi boa tarde eu tambem estou com muita ardor no peito do lado do coração ja tem mais de uma semana isso eu ja fiz exame de coração há uns 2 meses atraz mais não deu nada e não sei mais o q eu faço eu peço ajuda pelo amor de deus queima demais o peito é muito ruim sabe…eu aguardarei a resposta por favor eu imploro mande a resposta pra mim…obrigado deus abençõe….

  • Durval disse:

    Olá! Tenho 26 anos, hoje pela primeira vez acordei sentindo fortes dores do lado direito do peito. Logo levantei tomei água e um chá, a dor passou. Pode me dizer o que pode ter acontecido?

  • Edy Soares Ferreira disse:

    Olá meus amigos eu ultimamente sinto quase tudo isso e mais um pouco o que os nobres relataram, pois bem, nem sempre foi assim anos atraz sentia outros sintomas… hoje sei que tenho problema serio de sindrome do panico. Pois bem o que ocorre é talvez vc pode estar passando por sintomas provocados pelo subconsciente… por isso sentimos… más na maioria das vesses nao encontramos esplicacoes justo pelo fato ser algo criado pela mente! TEMOS QUE APRENDER A NOS CONTROLAR ATRAVÉS DE ATIVIDADES FISICAS, COMER BEM E POUCO, TRABALHAR SEUS PENSAMENTOS ATRAVÉS DA LEITURA, MEDITACAO E YOGA… E O MAIS IMPORTANTE TER FER EM DEUS OU SEJA ACREDITAR DE VERDADE QUE ELE EXISTE E VAI TE LIVRAR DESSA… BOA TERDE E ESPERO TER AJUDADO… Qualquer coisa terei o prazer em ajudar n9 meu face: edymaclewry

  • Uriel Oliveira disse:

    Hoje aocrdei com uma dor no lado do coração, mais esta dor fica forte quando olho pro lado direito o que pode ser??

  • Romaryo p lima disse:

    quando fasso exercicio no outro dia sinto muita dorres tenho arritmia exercicio pode agrava essa arritmia

  • Fernanda disse:

    Tenho 38 anos e já senti várias vezes uma forte dor e queimação no meio do peito, sendo que as mesmas demoram em média de 10 à 30 minutos para passar. Quando estou sentindo esta dor, também parece que me falta o ar, daí fico quieta e respirando fundo e assim depois de alguns minutos passa.
    Ocorre que quando passa parece que fico sonolenta, meu corpo fica esmorecido, principalmente meus braços .
    Será sinal de alguma doença cardíaca ou pode ser estomacal.
    Grata.
    Fernanda.

  • ERIKA disse:

    EU DEPOIS QUE EU FIS PROGRESIVA NO CABELO DEPOIS DE1 5 DIAS COMEÇEI A PASSAMAL SETIR DOR ENBAIXO DOS DOIS PEITOS SUANDO FRIO TREMENDO E EU TENHO A SENÇASAO DE MORTE PODE SER UM ENFARTO . OU E REAÇAO DA PROGRESIVA OQ UE PODE SE EU TENHO CASO DE IPOGLESEMIA NA FAMILIA TODOS TAO ACHANDO QUE PODE SER ISSO TE PESO AJUNDA

  • Olimpio disse:

    Sinto dores no peito, e queimacao, sinto que vou passar mal, fui no médico e Fiz exames e deu tudo normal. O que pode ser? Que especialista devo consultar? É horrível a sensação…
    Quem quiser me escrever meu email é Opsf80@gmail.com

  • Nathan disse:

    Meu nome é Nathan tenho 13 anos e tô com dores no peito e todos sintomas de infarto, o que eu faço mim ajudeem to com medo…

  • celia regina fleming soares bartelega disse:

    Sinto algumass vezes uma queimação do lado esquerdo do peito e ja fiz varios exames mas e nunca deu nadas mas no exame de sangue que faço sempre umas 04 vezes por ano sempre a taxa do PCR e elevada 11,35 cunca abaixa tem alguma relação com isso.

  • Marisa Pereira disse:

    hoje senti fortes dores no peito pensei que não ia suportar não fui ao médico pois depois de uns quarenta minutos de constanet dor passou … estou sentindo agora furmigamento nos dois braços sera que devo procurar um atendimento médico ????

  • Marisa Pereira disse:

    hoje senti fortes dores no peito pensei que não ia suportar não fui ao médico pois depois de uns quarenta minutos de constanet dor passou … estou sentindo agora furmigamento nos dois braços sera que devo procurar um atendimento médico ????

  • Deixe um comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>