Artigos de Saúde
202

Doutor, Eu Tenho Prolapso!

Demóstenes Cunha Lima (cardiologista) –

Diariamente repete-se nos consultórios e emergências frases como essas: “Doutor, eu tenho prolapso”; ” Doutor, meu prolapso está doendo”; Doutor, meu prolapso palpitou a noite toda”; ” Não posso ter raiva que meu prolapso doi”.

O PROLAPSO DA VALVA MITRAL(PVM), propriamente dito consiste na modificação da arquitetura do aparelho valvular da válvula mitral (válvula que separa as duas câmaras cardíacas do lado esquerdo impedindo que o sangue reflua do ventriculo para o atrio), que proporciona um abaulamento ou movimento posterior de parte da mesma durante a contração do ventriculo, podendo ou não se acompanhar de defeito no mecanismo valvular ou seja, escapamento de sangue em sentido oposto. frequentemente apresanta-se com alteração do
tecido valvular com espessamento cahamado “degeneração mixomatosa”.

O problema sempre existiu, mas só foi compreendido da forma atual a partir da introdução dos aparelhos de ultrasom cardíaco – Ecocardiograma. Por que tanta confusão e por que tantos resultados falso positivos?

No inicio os aparelhos careciam de resolução para analise minuciosa das estruturas, além disso, não se havia estabelecido com precisão o grau de abaulamento ou deslocamento anormal da valvula para confirmar o diagnóstico. Por outro lado a curva de aprendizado dos examinadores levou ao aumento no número de resultados faso positivos e falso negativos.

O fato é que o prolapso existe e atinge cerca de 8% da população, mas apenas uma fração desses apresenta o “prolapso doença” com disfunção valvular.

Os sintomas variam desde pessoas assintomaticas até, dependendo do grau de degeneração, casos de insuficiência cardíaca passando por palpitações ocasionais, pontadas no peito, etc.

Muitas pessoas tem prolapso e não sentem nada, outras não tem prolapso e sentem palpitações e pontadas mas, o que parece certo é que aqueles que tem o PVM sentem mais do que as outras.

Frequentemente observo no meu laboratório de ecocardiografia, pacientes jovens predominantemente do sexo feminino, com diagnóstico de PVM a varios anos, conformados com esta situação, pois assim encontram uma explicação “física” para os seus sintomas (pontadas, palpitações, taquicardia), o que para eles parece ser mais confortável.

Quando um desses pacientes recebe a noticia de que na verdade tem um falso prolapso, percebemos um certo grau de desapontamento ao invez de alegria por se ver livre de uma “doença”.

Certamente a condição de portador de PVM além de trazer o conforto da explicação, trazem também ganhos secundarios na forma de atenção e cuidados de que são cercados no seu ambiente de convivio.

Por fim num breve escrito gostaria de passar a idéia de que o “prolapso” existe como doença propriamente dita numa percentagem muito pequena de pessoas e que o que se vê mais no dia a dia são pessoas com sintomatologia inespecifica de palpitações, pontadas no peito presente nos estados ansiosos em geral que encontram uma âncora material nas pequenas variações anatômicas de uma valvula cardíaca, propiciando-lhes o conforto do diagnóstico de uma doença de pequena gravidade e/ou os ganhos secundarios decorrente desse fato.

Demóstenes Cunha Lima – cardiologista e ecocardiografista

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Publicado por Libertas

202 comentários

  • Janio Garcia disse:

    Por favor poderia me tirar uma duvida! Tambemantigamente tinha diagnostico de prolapso, atualmente um medico verificor detalhadamente, e laudou, VALVULA MITRAL SEM ALTERACOES ANATOMICAS, apresenta refluxo minimo, e disse para mim , voce nao tem Prolapso. Pode me explicar doutor!! tenho 48 anos.

  • Estrela Matsuguma disse:

    Doutor,meu ecocardiograma deu: Discreto escape valvar mitral ao doppler, o que isso quer dizer??? Aguardo resposta , desde já obrigada

  • Fernanda Maria dos Santos disse:

    ha um ano tinha muita dor no peito e descobri atraves de ecocardiograma q tenho prolapso, mas mesmo tendo sido diagnosticado ainda tenho muitas dores no peito q descem para o braco, pontadas no coracao, uma sensacao de q meu coracao da uma parada rapida, mas o medico me disse q é taquicardia, e mesmo assim, cada vez q tenho um desses sintomas, o q acontece quase todo dia, fico achando q vou infartar e quase morro de medo, ja tive sindrome do panico, sera q os sintomas se agravam por causa disso? Fui de novo ao meu cardiologista e ele me pediu para fazer teste ergometrico e holter, para eu parar de achar q vou infartar? Isto esta acabando com a minha vida, o q faço?

  • mauricio timoteo de lima disse:

    doutor boa tarde no meu eco deu escape mitral minimo o que isso quer dizer obrigado aguardo sua resposta e boa tarde

  • Salete disse:

    Meu marido tem prolapso da valva mitral, sem refluxo.Ele pode continuar com suas atividades físicas no caso ele treina Kung Fu.Desde já agradeço sua atenção

  • letícia engelmann disse:

    Por favor, você poderia me responder se possível se alimentação, sendetarismo, depressão, uso de remédios, cigarro podem causar isso, ou se por ser genético se desenvolve sem fatores externos… Pois eu tinha apenas o prolapso mitral e agora acusou porlapso mitral minimo, q alem do tal espaço, tem um defeito em uma das abas de dentro da valvula e ai gera o refluxo de sangue no coração e ai é qndo sinto a dor…
    grata pela atenção….

  • Rita disse:

    Oi dotor sou a Rita e as vezes pensso que vou morrer de uma hora para outra… mais sei que o SENHOR JESUS comigo esta…… gostei muito de seu comentario um grande beijo…..

  • maria do socorro de sousa feitosa disse:

    gostaria de ter certesa que essa dor no peito ou pontada ou fisgada ñ correce risco nenhum

  • adilsom de jesus feitosa disse:

    sinto fisgada ou pontadas no peito e as vezes no pusço ,morro de medo ,pois acho que vou enfarta, o medico disse que é da minha cabeça que o meu problema ñ é grave ,sou iper tensa e tenho um pequeno desvio na valvula mitral esquerda ,por favor me ajude a tirar essa duvida pois sempre que sinto isso acho que vou enfarta.o que devo fazer.

  • rosane s ribeiro disse:

    fiz um eco e tive como resultado escape mitral, na conclusao estava escrito megalacínea mitral. O que significa?

  • EniChacon disse:

    como saber as respostas dessa pergunta pois o meu eco deu tb.valva mitral com aspecto de megalascinea????

  • Vinicius de Toledo Gonçalves disse:

    Gostaria de saber o que realmente significa megalacínea mitral? e o que isso pode trazer de danos ao paciente futuramente, desde ja agradeço

  • moacir gomes machado disse:

    meu eco deu assim exame normais dentro dos ascptos anatomicos, escape mitral, o que significa isso???

  • Luzia Ramos disse:

    Bom dia!
    Estou sentindo uma pontadas no peito,coração disparado,palidez,falta de ar.Fui ao medioc me diz que e stress,não aestou conformada com isto!Acredita que pode ser?

    Ansiosa estou no aguardo

    Luzia Ramos

  • Luciana disse:

    Dr meu exame deu Prolapso da valva mitral com escape minimo??? o que é isso???o medico disse que não preciso me preocupar, mas gostaria de uma segunda opinião. Obrigada

  • DANIELA C disse:

    ESTOU COM SINTOMAS QUE JA VEM ME PERTURBANDO A MUITO TEMPO, TENHO PONTADAS NO CORAÇÃO VARIAS VEZES AO DIA PARECEM QUE O CORAÇÃO SAI PELA BOCA. TENHO TAMBÉM MUITO AR NO ESTOMAGO, QUE ATÉ PENSEI QUE FOSSE ISSO QUE PRECIONASSE O CORAÇÃO, E QUANDO COMO PARECE QUE PIORA AS PONTADAS NO CORAÇÃO. TENHO PROLAPSO NA VALVULA MITRAL MAS O MEDICO DIZ QUE NÃO É DISSO OS SINTOMAS. GOSTARIA DA SUA OPINIÃO POIS ISSO ME DEIXA MUITO NERVOSA E COM VONTADE DE CHORAR. OBRIGADA!

  • Edson disse:

    fiz um exame(eletrocardiograma) apareceu no resultado: Megalacínea do folheto anterior da valva mitral, o que é? cuidados??

    Obrigadoi

  • Rosana Rodrigues Antonio disse:

    Doutor! Gostaria de um breve esclarecimento sobre o que é insuficiência aórtica sem repercussão hemodinâmica e prolapso da valva mitral com refluxo valvar mínimo. Quando meu coração dá uns tropeços, logo em seguida sinto um mal estar nas pontas dos dedos da mão esquerda. Tomo propanalol 80mg e mesmo assim todos os dias sinto esses disparos rápidos e esses tropeços. Parece que me coração vai sair pela boca. Faço tratamento para depressão já faz 10 anos. Tomo venfalaxina e rivotril. O doutor pode me ajudar.
    Obrigada.

  • Carmelita Ferreira disse:

    Srs. Já a algum tempo sinto uma pontado no peito. Ela começa na região do coração e se expande pelo peito, costas e minha nuca fica pressionada. Já fiz Ecocardiograma, Eletro, Exames de Sangue, Esteira e tbm um dia com um mal estar desses passei pelo P.S e no exame das enzimas não deu nada. Ou seja até agora a parte cardiológica está tudo bem. Existe mais algum exame que eu poderia pedir ao médico para tentar saber o que tenho? Meu convênio é meio fraco e as vezes nos é que temos que solicitar algum exame a ser feito. Quando sinto este mal estar fico com o raciocinio meu lento. Aguardo resposta

  • ALLYSSANDRA SOUZA disse:

    DOUTOR! BOA TARDE GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA , A UNS 06 ANOS ATRÁS TIVE QUE FAZER UMA CIRRUGIA PARA RETIRAR UMA CARNE DO NARIZ(ADNOIDE) , E FOI CONSTATADO NÓS EXAME DE RISCO CIRLUGICO O PROBLEMA DE ESCAPE VALVULAR DO LADO ESQUERDO DO PEITO MAIS FUI LIBERADA PRA CIRRUGIA, PÓS O MEDICO DISSE NAO HAVER NEM UM PERIGO, EU NUMCA MAIS CONCULTEI COM UM CARDIOLOGISTA PARA VER O PROBLEMA SÓ QUE EU SINTO MUITA PALPITAÇAO, PONTADAS FORTE NO PEITO, E ULTIMAMENTE TENHO SENTIDO MAIS DE ONTEM PRA HJ CHEGAVA ATÉ EM ME DAR FALTA DE AR GOSTARIA QUE O SENHOR ME ORIENTA-SE UM POUCO OBRIGADA.

  • Dani disse:

    DR. tenho algumas batidas irregulares no coraçao,dá uma batida mais forte fora do normal certo do batimento. dizem que é um problema sinusal.Tomo remedio e mesmo assim ainda sinto. Quando como parece que piora, oque seria isso? aguardo, obrigada!

  • erica disse:

    Fui diagnósticada com prolapso de válvula mitral, meu cardiologista me disse que o taquicardia a falta de ar as vezes e sintomas mil, são normais e uma questão de auto controle, mas o clínico geral diz que nada tem haver, o ginecologista, associou minhas pontadas no peito, como relacionado ao desvio, pois no meu seio não a sinal de problemas, quem está certo?

  • Aline disse:

    Dr.Há dois anos atrás, tive o diagnostico de um Prolapso Valvar Mitral com escape. Não tive nenhuma orientação médica à respeito, como cuidados, etc. Hoje apresento tremores, pressão baixa constante. Gostaria de saber se esses sintomas fazem parte do PVM, e quais os cuidados preciso ter?
    Obrigada

  • Alex disse:

    Doutor sinto umas pontadas em baixo do peito esquerdo e vou sempre no cardiologista, faço sempre exames e mais exames e graças a Deus nao da nada entao o pq dessas ta cardicas? tem hora que da uma em cima da outra.

    Aguardo respostas.

  • jorge e mateus disse:

    eu tenho isso e to vivo

  • lucy disse:

    tenho pontadas leves no lado esquerdo do peitoo .. as vezes fiko com medo e dá palpitação .. o q será essa dor ?

  • Filipe disse:

    O primeiro ecocardiograma que eu fiz na minha vida, em 2001, deu tudo normal. Fiz um agora em novembro de 2009 e apareceu o seguinte: Discreto escape valvar mitral ao doppler. Estou preocupado, pois eu sempre pratiquei atividade física e me sinto bem. Será que estou exagerando nos exercícios? Como que isso pode ter surgido, se em 2001 estava tudo normal? Estou muito preocupado! phisuz@terra.com.br

  • Roberta Karina disse:

    Boa tarde Dr. Já faz um tempo venho sentindo essa fortes pontadas no meu peito e mais só em um o peito esquerdo. Parece que estão enfiando um objeto pontiagudo de frente no meu peito e com força, entende. Então gostaria de saber o que fazer, qual providencia tomar, especialidade pra eu ir atrás. Só sei que é uma dor imensa e de repente. Obrigada

  • ADRIANA disse:

    oi bom dia,dr. a quase um ano venho sentindo dores no peito, pontadas tremores, formigamentos, dores de cabeça com pressão, ja fiz varios exames e o ecg deu bloqueio completo do ramo direito isso é grave? e causa esses sintomas? tem hora que acho que vou infartar tenho 31 anos pressão normal colesterol de 204 corro risco de infartar…..desde já obrigada

  • Valde disse:

    Doutor fiz um ecocardiograma e veio a conclusão que tenho um refluxo minino da valvula mitral, gostaria de sabe se isso e perigoso se corro risco de morrer, e o que devo fazer

    Obrigado

  • izabele disse:

    ola dr!fiz um holter e o resultado deu assim ;ritmo sinusal estavel ,com conduçao av1;1,e a frequencia cardiaca oscilando entre 47 a 150 bpm ,com media de 81 bpm.houve aumento e diminuiçao de frequecia na vigilia e no repuso ,respecitvamente ,gostaria que me dissese o que signifika e se meu caso e grave ,tenho falta de ar e pontadas no coraçao !obrigada

  • Ana Karoline disse:

    Dr. Tenho Prolapso da Válvula Mitral, pois há dois anos e meio vinha sentindo muitas dores no peito, tremores (ao acelerar o coração) e pela idade resisti várias vezes ir ao médico pois não sabia que existia essa anormalidade “comum” que afeta 5 à 10% da população, enfim. Todas as vezes que meu coração acelera e dói tomo INDERAL (Cloridato de Proponalol) mas as vezes bate um “medinho”, ainda mais se eu estiver nervosa os tremores sempre acompanham muito forte os batimentos acelerados que chegam à 134 mais ou menos por minuto, geralmente acontece na hora do almoço ou pela manhã ou no momento de alguma situação que me cause nervosismo… Contudo, uma pior foi quando estava muitooooo nervosaaaa, extremamente, entrei assim mesmo no banheiro para tomar banho, quase caí no chão de tanta dor e um aperto e tremia minhas mãos de mais, só passou mais depois de 5 minutos e quando passou até o outro dia meu corpo parecia que havia pegado choque, trêmula sempre.
    Não sei se é só tomar o remédio ou se devo aumentar o (princípio ativo) ou seja, as mg do remédio.
    Obrigada!

  • Ana Karoline disse:

    Dr. esqueci de salientar minha idade tenho 22 anos e meu coração acelera em estado de repouso constantemente tbm.

  • Jocimary Correia disse:

    Dr… Queria saber de vc o que fzr em meu caso… Sinto frequentemente dores fortes em meu coração… São pontadas que as vezes não consigo respirar… e dependendo do momento a dor se torna mais forte ainda…Fiz o Eletron, mais não deu nada…uns falam que é gases, outros akilo…etc… Mais tenho medo se isso poderá se agravar futuramente. o que faço? Espero que me ajude….Grata.

  • Cristina disse:

    Ando commeu coração acelerado ja fiz exames eletro ergometrico e holter e não deram nada . Os medicos dizem que é depressão estou fazendo o tratamento mas ele continua acelerado. Tenho medo de morrer e deixar meus filhos. Me ajude …

  • Joyce Gonçalves de Lima disse:

    oi doutor fiquei sabendo essa semana que estou com desvio na valvula mitral estou muito anciosa e preocupada sera grave estou aguardando consulta com o cardiologista gostaria de um esclarecimento a respeito desse desvio.

    Grata e no aguardo!

  • Renata disse:

    Doutor no resultado do meu ecocardiograma está escrito : “Prolapso da valva mitral com escape”, eu gostaria de uma explicação mais clara sobre esse assunto,pois sinto muitas dores no peito, batimentos acelerados,falta de ar, pontadas e eu tenho apenas 20 anos,gostaria de saber também se isso é normal e quais consequências isso poderia trazer para minha saúde.

    Obrigada, aguardo resposta.

  • andreia disse:

    Dr, tenho Prolapso da Valvula Mitral – porem sem anormalidades. E coloquei o holter a pedido do medico na semana passada, hoje fui até ele paar saber o resultado e ele disse que meus batimentso estam muitos acelerados deu 150, e ele disse que o normal e´ate 100. me passou um medicamento e pediu retorno daqui 30 dias. Ele disse que é em virtude do meu stress é ansiedade, realmente estou passano por uma depressão e tenho ficado muito nervosa. Tenho 25 anos.
    Gostaria d esaber se relamente meu batimento estandoa 150 pe considerado alto?.. oq pode aconteser se ele ficar mais acelerado que isso? e qual seria o grau a alerta, pu seja apartir de quanto teria que tomar cuidado?
    Aguardo resposta, des de já obrigada!!

  • angela coelho disse:

    Dr,fiz um ecocardiograma com doppler.e deu que tenho aneurisma de septo interatrial sem sinais de fluxo interatriais,com presença de escapes valvares e tricuspide ao estudo com color doppler.
    percent encurt cavidade 41% e fração de injeção 8O%.
    gostaria de saber o que siguinifica e qual o risco se houver algum.
    tenho 46 anos e sou fumante,(20 a 25 cigarros ao dia),desde ja agradeço e espero uma resposta.

  • Ricardo Freitas disse:

    Ola doutor Venho sentindo esses sintomas iguais aos relatados por alguns dos internautas acima. (Forte dor na parte central do peito, rapida e dolorida, leves sintomas de falta de ar e sensação de principio de infarto, Tem horas que é tão forte que ate provoca tosse par retomar a respiração normal). Esses sintomas tem aumentado e acontecido com maior frequencia. Já fiz vários exames e todos deram resultado normal, tenho 36 anos o que pode estar acontecendo, tem algum exame que posso solicitar ao médico para diagnosticar qual seria o problema? Algum equipamento que atado ao corpo num periodo de 24 horas possa trazer algum diagnóstico? Abracos

  • jamile santos disse:

    Olá doutor,faz dois meses que eu estou sentindo uma pontada no peito,anciosa estressada deprimida choro angustia as vezes sinto a minha mão formigar fiz um ecg e deu arritimia sinusal,no dia que eu fiz estava muito nervosa doutor tenho 28 anos e as vezes fico com medo de ter problema no meu coração,e tenho medo das coisas.as vezes fico com medo de ficar sozinha em casa as vezes de sair mim ajude doutor eu to quase enlouquecendo com isso tô tomando calman pra ve se eu melhoro,mande-me a resposta!!!

  • Manoel Alexandre de Medeiros Neto disse:

    Doutor,por favor fiz um ecocardiograma e o diagnóstico foi PROLAPSO
    DE VALVA MITRAL COMPETENTE com refluxo mitral de categoria ESCAPE
    ó que significa? posso continuar a fazer ativ. fisica? um abraço

  • Melissa disse:

    Olá doutor, eu tenho pontadas de tempo em tempo e acontece em maior quantidade quando faço algum esforço. Sinto também “cansaço, peso” no coração. Eu fiz o eletrocardiograma e ecocardiograma em repouso, teste ergométrico e deu tudo normal. O que eu devo fazer? O que poderia ser? Isso aconteceu de um dia para o outro quando corri , me deu 2 pontadas fortes e depois teve discussão em casa. Estava frio nesse dia 26 de junho de 2010. Tenho apenas 34 anos e gostaria de voltar ao meu normal e conseguir voltar a praticar esportes.

  • cristiane neres disse:

    Dr adorei o sua artigo… talvez tenha me dentificado, com a mensagem final…pois sentir uma leve pontada no peito e ardencia, ao ficar preocupada meus batimentos aceleraram e minha pressao subiu, depois disso fiquei com medo, as vezes ainda sinto leves pontadas, me sinto aguniada.. quando fui ao medico a um tempo atras, ele disse que eu nao tinha nada… poderia ser meu emocional… e normal sintirmos leves pontadas de um lado para o outro do peito esquerdo? e as vezes tambem no direito….

  • eunice disse:

    doutor fiz eco e foi constatado que tenho prolapso valvar,isso é perigoso ,estou querendo entrar na academia ,eu posso fazer???pessoa que tem prolapso valvar
    tem que tomar remédio???

  • renato vicente disse:

    DOUTOR FIS UM ESAME E NELE APRESENTOU UMA ALTERAÇAO NO ANTERO SEPTAL DIREITO QUAL O RISCO QUE TENHO JA QUE PRATICO CILSMO E MALHO.
    DES DE JA AGRADEÇO PELA ATENÇAO.

  • lilian marques disse:

    oi Doutor tenho dores no peito de vez em quando, sempre do lado esquerdo e sinto dificuladades para respirar e movimentar-se…demora passa e quando mais eu respiro eu falo alto doi mais… nao sei o que pode ser me ajude?
    obrigado.

  • elizabeth tamara rodrigues disse:

    Doutor fiz um ecocardiograma e deu aparelhos valvulares sem alteraçoes anatomicas.escape mitral minimo,eventualmente detectado em valvulas estruturalmente normais o que quer dizer isso ,sinto dor no peito do lado esquerdo tonturas,taquicardia,e minha pressao deves enquando ela sobe e fica 150/70 ,ja fui no cardiologista e ele me disse que eu nao tinha nada.me ajude por favor .

  • Alaine Paula Bonfim dos Santos disse:

    olá, gostaria de saber se com o diagnostico de valvula mitral espessada com discreto escape e insuficiencia aortica de grau zero pode-se dizer que o caso é grave ? pois tenho pesquisado e pelo meu entendimento o negocio esta serio .
    Sera possivel que alguem possa me responder e tirar essa duvida, obrigado .

  • Karoline disse:

    Gostaria de tirar o comentário feito, como faço? é o Ana Karoline… por favor… já tirei minhas dúvidas.. Obrigada!

  • Paulo Roberto disse:

    DR. tenho tremores involuntários na mãos , e dor nos nervos do cotovelo, com sensação de inchaço nestes, tenho 30 anos faço medicação contra hipertensão , aprovel de 150mg

  • Marcia Marques Souza disse:

    Dr. Gostaria de saber qual a real gravidade do Prolapso da valva mitral com escape.Tenho cardiologista marcado para o final de fevereiro,mas tenho tido sintomas desagradáveis e sensações desconfortantes.Além dafadiga,falta de ar,sonolência,pressão normalmente 80×40,ouço meu coração(através do aparelho de medir pressão),batendo fora de ritmo percebendo um pequeno intervalo de 2 segundos(sensação de parada),e voltando em ritmo lento parecendo estar “cansado” e a sensação que dá nesse momento é que o coração vai parar de vez.As vezes seguido de uma leve tontura e uma especie de formigamento na nuca.As vezes deitada não encontro posição que amenize esse desconforto.fora as pontadas sinto como se o coração estivesse pesado ou “embrulhado”.Sinto todo o meu corpo trêmulo pela manhã, as vezes se estende durante o dia todo.A temperatura do corpo cai e mesmo em dia quente me enrolo no edredon.Prolapso Congênito.E ainda dos 13 aos 18 anos fiz tratamento de disrritimia cerebral com Rivotril e outros que não me lembro o nome no momento.Ainda tenho depressão suicida,isolamento.Eu fumo e bebo.Principalmente quando sinto solidão ou stress.Espero resposta imediata pois nesse exato momento sinto como se meu coração se esforçasse para bater.Desde já Obrigada.

  • Raquel disse:

    Eu fiz uma ecógrafia ao coração pois sinto muitas picadas no peito e deu: abaulamento do folheto anterior da vávula mitral.Eu gostava de saber o que isso significa.Se é grave.Se tem cura.E quais os cuidados que devo ter.obrigada

  • Priscila Sampaio disse:

    Olá Dr., tenho 19 anos e quando estava com 14, fui diagnosticada com desvio da válvula mitral, na época sentia de leves a moderadas palpitações, pontadas e taquicardia, meu médico da época disse que não era grave, mas se esses sintomas aumentassem precisaria de medicação adequada. Agora, em novembro de 2010, fui novamente ao médico, pois estava já a varios dias passando mal, pois meus sintomas citados acima, não estão fracos ou moderados e sim, de moderados a muito forte. E isso, eu estando em repouso, até teve um episódio que me preocupou, estava na faculdade e de repente começei a passar muito mal, indo a enfermaria minha pressão estava 19:3, a enfermeira preocupada me levou ao hospital, chegando lá minha pressão estava 15:8 e de repente subiu novamente. Minha nova médica disse que não tem problema algum ter acontecido isso, ou os sintomas estarem mais fortes, disse até que é normal, gostaria de saber, se realmente é normal ou se eu deveria procurar um novo cardiologista, pois ainda tenho muitas palpitações e taquicardias, e ficam cada vez piores, já cheguei ao ponto de ficar com falta de ar e muito pálida. Agradeço desde já!

  • Selma disse:

    Olá, Dr. Tenho 42 anos, fiz um eco e a impressão diagóstica foi PROLAPSO VALVAR MITRAL COMPETENTE. O que isso significa? O que devo fazer? Só vou levar o exame à médica dia 24, porém gostaria de saber maiores informações sobre isso. Eu sinto palpitações de vez em quando, principalmente quando estou nervosa ou apreensiva. Faz um ano que no eletrocardiograma deu semi-bloqueio anterior, pore´m o cardiologista disse para não preocupar-me. Desde já agradeço .

  • ROSILENE disse:

    doutor recentemente fiz exames cardiologicos e oe co acusou prolapso do folheto anterior da mitral, sem espassamento valvare regurgitação mitral minima por favor me esclareça estou desesperada. estopu com 37 anos.

  • Laurine disse:

    Olá Doutor. Tenho 25 anos apesar da idade ando com medo de morrer… estou sentindo fortes dores no lado esquerdo do peito, em seguida minha respiração fica pesada e sinto formigamento nas mãos e aceleração no coração. Tomo medicamento pra controlar o colesterol e triglicerídeo, meu peso está na média tenho 1.60 cm e 56 Kg. Isses sintomas já fazem 4 anos que estou sentindo parece que cada vez mais piora. Estou muito preocupada tenho um filho de 5 anos tenho medo que aconteça alguma coisa comigo. Não sei se deveria procurar um cardiolista, pois sempre que comento com alguém sobre esses sintomas, dizem que to louca que to muito nova pra sentir isso. Por favor me ajude!!!!!!! Obrigada

  • Manoel Brito disse:

    Dr. escape na valvula mitral é perigoso?

  • Jonas Daniel Martinelli disse:

    Olá Doutor,tenho 33 anos, tenho hipertensão, sinto várias pontadas no peito(no centro e do lado esquerdo ,tenho tremores no peito como se o celular estivesse vibrando no bolso da camisa, e sinto varias cardiopatia por dia algumas tão forte que chego a ter falta de ar e sensação de tosse.Por favor me ajude. Obigado.

  • Marcela Galinskas disse:

    Doutor, Boa tarde…Fui diagnosticada aos 12 anos com prolapso na valvula mitral e a médica nos informou que seria um problema que não seria exatamente um problema, meio que ele não se agravaria, acredito eu, que seja isso que ela queira dizer…o unico sintoma que sentia era muita dificuldade em correr e respirar e falar e respirar ao mesmo tempo, me sentia muito cansada. Agora aos 27 anos após uma crise de panico e morte eminente…fui diagnosticada com a sindrome do panico, e fui medicada com fluoxcetina um comprimido pela manhã e caso tenha problemas para dormir rivotril 2mg a noite. Tenho me sentido melhor mas sinto muitas dores do lado esquerdo do peito, e no braço esquerdo, gostaria de saber se estasa dores tem haver com a valvula mitral o possa ser conscequencia dos taqui cardiacos fortissimos que senti no inicio da crise de sindrome do panico, tenho muito medo de morrer….gostaria muito de fazer exames para ter serteza deque esta acontecendo comigo….agradeço a atenção e eaguardo uma resposta.

  • Erinaldo oliveira macedo disse:

    fiz um eletro cardiograma e deu uma pequena alteracao na arteria esquerda do coracao o qqqqque significa ?

  • wellington lima de araujo disse:

    tenho pontada do lado esquerdo dor na nuca , as pontas dos dedos ficam doidas falta de ar , sintomas de infartos dr o que sera que tenho

  • aline disse:

    ola doutor meu eco dopper bidimesional deu nota se pequeno prolapso da valva mitral envonvendo o folheto anterior sem sinais de degeração da mixomatosa isso e grave depois que vi isso naum consigo durmi direito mão consigo me concentrar vivo com um medo costantante de ter um treco sinto muito medo tenho uma filha de cinco anos e tenho muito medo de deixa ela agora e toda vez qui eu penso nisso começo a chorar mi da uma tristeza muito grande e choro com medo de deixa ela e as vezes fico tensa ansiosa meu coração da uma acelerada ja chegou a 124btm ai fui no cardiologista ele disse que era uma coisa minima e que eu ia viver ate os 90 anos mais assim mesmo não to comformada quero fazer o teste ergometrico eo hotter uma agunia uma sensação horrivel so fico pensndo merda isso ta acabando comigo so de pensar mi da aquela angustia isso é muito grave to disisperada pensando nisso me sinto mal 24 horas ai ele passou paara mim um exame de tiroide pois ele disse que isso pode descontrolar tudo atingir tudo sera que é verdade so quero me sentir bem para cuidar da minha filha e de mim e ter força para seguir em frente mais to com muito medo isso e muito grave o cardio passou atenalol 25 mg ai meus btm as vezes ta 51 ea pressão caiu para 8/6 deu um sono sera que naum devo tomar mais 124 btm pode ser considera taquicardia quem tem pvisso pode matar mi ajude por favor to disisperada nem durmi comsigo MI RESPONDA PORA FAVORRR

  • Solange de Lima disse:

    tenho prolapso, a familia do meu pai a maioria são cardiopatas, ja perdi dois irmãos com sopro. e eu vem desencadeando taquicardia direto em mim, vou ao hospital me dão calmante e proponolol mas esse remedio proponolol abaixa minha pressão e passo mal pois a minha pressão já é baixa o que devo fazer?

  • Naís Modesto disse:

    Doutor sou portadora da pvm e as minhas atividades economicas é ser servente de colegio ,e sinto que isso aumenta minhas dores no peito, o que eu faço?

  • Anna Paula dos Santos Bispo Bezerra disse:

    oi! Dr meu médco falou que tenho,Discreto PRALAPSODE VÁVULA MITRAL SEM REPERCUSSAO HEMODINÃMICA O QUE SIGNIFICA.

  • Eduardo disse:

    Ola, boa noite!
    gostaria de saber quais os exames necessarios para saber se meu coração esta trabalhando perfeitamente?

  • Gediane disse:

    Dr. eu tenho prolapso os cardiologista que eu fui me falam que é normal, só que sempre tenho palpitações e dor no peito e tremores na mãos, minha pressão arterial as vezes altera. Gostaria da sua opinião. Desde já eu agradeço.

  • ROBERTO disse:

    Dr.anos atras fiz um exame de ecocardiograma que acusou pequeno prolapso da valvula mitral.relatei ao medico que sentia muitas dores e pressao na cabeca, quando chegava na nuca me dava sensacao de pressao baixa e falta de ar. me dava dores e fisgadas no peito, as vezes essas dores tambem ocorriam no braco esquerdo.sinto sensacao as vezes que o coracao da uma pequena parada. tomei propalonol,izordil e dialudom, entretando nao senti melhora nehuma.procurei depois varios medico que me disseram que eu tinha depressao ansiedade e estres.vivo convivendo com isso.em dezembro de 2010 fui internado com pressao 18/12. fiz varios exames e para minha surperesa o medico disse que eu nao tinha nada.estou tomando remedio de pressao e para ansiedade.
    sinto alem dos sintomas ja informados outros como formigamento nas maos e uma coceira pelo corpo, dores nas costas. isso e sintoma de prolapso ou nao pois o medico disse que no meu novo exame que fiz nao acusou nada. como acusou antes.
    tenho 55 anos antes bebia muita cerveja,hoje ja faz quase um ano que parei. minha esposa dizia que era porque ue bebia muito. e agora o que e. que faco me ajude.

  • Jessica disse:

    Dr. Boa tarde,tenho 20anos, fiz um exame de ecocardiograma, tenho prolapso no folheto na valva mitral com leve refluxo, sinto muitas dores no peito(dores fortes)e nao consigo respirar direito, nao posso pegar peso de forma alguma, se eu pegar nao consigo nem trabalhar, nao posso beber café e em ter estresse. Meu medico disse pra eu tomar o SELOZOK, se nao melhor com o tempo eu tenho que fazer cirurgia e se sentir dores mais fortes do que sinto é pra eu correr pro hospital,, se for mesmo eu ter que fazer cirurgia, gostaria de saber se essa cirurgia corre o risco, se ela é perigosa? meu estado é mais grave mesmo?pensei em ate parar de trabalhar, pois as dores sao fortes.

  • junior araujo disse:

    doutor tenho 20 anos e descobri á um ano que tinha pvm sem refluxo, queria saber se posso levar uma vida normal ou seja trabalhar ir á academia, sem medo de que posssa aconteçer algo grave comigo, ou se para isso deveria viver á base de medicação.

  • Clarice Madalena disse:

    Doutor. tenho 63 anos e 88 kg, também sou sedentária. após exames foi verificado que minha pressão arterial fica extremamente alterada sob esforço. também no meu eco aparece Percent encurt cavidade de 36%. e também Ventículo esquerdo com função sistólica normal e com relaxamento diastólico alterado. O senhor poderia me esclarecer o que isso significa? Obrigada.

  • dj disse:

    oi doutor sou o dj, e á pouco mais de um ano fiz um ecocardiograma colorido, e descobri que tinha um prolapso valvar mitral sem refluxo, ou seja segundo o cardiologista eu tenho isso desde que nasci, é possivél que daqui pra frente eu tenha uma vida normal frequentar academia, trabalhar viver uma vida normal, ou tenho que fazer restrições e tomar medicamentos diariamente. obrigado se possivél aguardo resposta?

  • Jaciara disse:

    Dr,eu tenho 16 tenho muita ansiedade tomo propranolol 1por dia fiz tres eletrocardiograma e não deu nada vou ao pronto socorro e os medicos me falam q não tenho nada fui ao cardiologista e ele me falou q sou muito nova pra tomar propranol e q minha pressão altera pq tenho muita ansiedade e me falou q eu não tinha nada me passou um ecocardiograma e não deu nada mais eu sinto aperto no peito e pensso q vou morrer sera q tenho problema de coração?

  • cathy disse:

    ola boa tarde
    fiquei mais ou menos 3 dias com dores no peito elas passaram mas meu coraçao parece que esta tremendo fico com um mal estar etoda hora tenho vontade de ir ao banheiro meu corpo tode treme quando deito fica pior por favor oq esta acontecendo comigo
    sou fumante e tenho 39 anos

  • CARLOS ALBERTO DE SOUZA disse:

    sintomuitocansaso depoi de umpequeno esfoso fizico dernde Agosto venhotomando SELOZOK DE 25G e hidicolaquetiasida so amtade e um ,ass de 100 infantio meucardiolojista dis quetenho umbroqueo navavula docorasão não posofazer academia tenhoque mudardeplofisão Apergunta e nãotecura dotor muito obrigado

  • laisa disse:

    Doutor tenho um leve prolapso na válvula mitral faz uns quinze dias que
    venho sentindo uma dor no peito que vai e volta o braço esquerdo cansado e una dor que desce do ombro ao braço , e um formigamento que vai e volta
    também no braço esquerdo até os dedos estou desesperada fico sem dormir
    pensando que vou infartar mim ajude aguardo respostas.

  • Darlise disse:

    Doutor tenho sopro no coração desde de pequena hoje tenho 14 anos e não consigo fazer mais nada a mais ou menos duas semanas que meu coração esta com uma dor insurpotavel que parece estar rasgando todo meu peito , mais nessa semana não esta dando intervalos de tempo essa dor não para, eu nasci com 7 meses de vida fiquei 2 meses na encubadora ja tive convulção quase tive que trocar de sanque pois tive começo de anemia mais me tratei e varios outros problemas ,nesse ano tive uma infecção de bexiga que eu ate rolava de tanta dor fui ao hospital e estava sentindo muita dor o medico de la so me deu um remedio para cortar a dor nem me deu se quer um remedio no sangue para cortar a dor não fiz nenhum tratamento para isso o que sera que tenho porque em vez de sumir o meu sopro ele so esta piorando ?

  • Maria de Lourdes disse:

    Dr. Eu tenho Prolapso de válvula mitral! Descobri a 5 anos atrás, eu não tinha palpitações, depois desse anos atrás eu tenho tido muita palpitações, principalmente agora que estou na menopausa e quando estou com o estomago vazio e depois que me alimento, fabrico muito gazes no estomago.
    Por favor me ajude.
    Aguardo resposta!
    Um Ano Novo cheio de paz e felicidades
    Att.

    Lourdes

  • jaquelline disse:

    Descobri que tenho prolapso c/ regurgitação há mais 2 anos o médico só me indicou acompanhamento uma vez ao ano para refazer os exames e rivotril 0,025mg só quando estiver extremamente anciosa, mais eu nunca tomei. As vezes tenho muitas pontadas no peito, queimação, dores fortes, minha pressão que já é baixa fica mais baixa ainda, tenho tonturas e acho que vou desmaiar, é muito ruim. Tenho uma filha de 6 anos e há um ano atrás numa consulta de rotina c/ o pediatra foi ouvido um pequeno sopro,foi feito o doppler e constado o mesmo problema meu, prolapso valvar mitral c/ discreta regurgitação; também não houve indicações de medicamentos somente acompanhamento uma vez ao ano.
    Mais sabem o que eu acho, que essa doença só piora devido ao nosso emocional, passo meses sem lembrar que tenho isso, quando existe uma situação de c/ um grau de estresse alto é que os sintomas vêm,
    minha filha graças a Deus nunca sentiu nada, também vida de criança não é propicia a estresse nenhum.
    Não f ico mais me preocupando c/ isso, no início quase morri de tanto pesquisar na net, tava ficando louca, neurótica mesmo de tanto pensar nisso,minhas crises eram diárias,independente da meu emocional. Graças a Deus eu desencanei, hoje tenho crises sim, mais só quando estou c/ o meu emocional abalado(quando fico muito triste ou muito nervosa,ou muito preocupada), raramente tenho crises quando estou tranquila, somente uma pontadinha ou outra, uma ligeira queda de pressão, mais muito raramente.
    Aprendi que essa doença só piora ou se manifesta mesmo devido ao nosso quadro emocional. E temos que acreditar nos médicos mesmo, fazer o que? Eles dizem que não é nada grave, que dá pra viver normalmente como qualquer outra pessoa, então vamos viver normalmente indo uma vez por ano fazer exames, rezar e pronto!
    É o dá pra fazer seguir as recomendações.Um dia todo mundo vai morrer, com prolapso ou sem prolapso. DEUS NÃO PRECISA DE PROLAPSO NENHUM PARA NOS LEVAR.

    Deus

  • jeovana disse:

    Olá, gostaria de saber o que sguinifca o que tenho sentido ultimamente, ja tem um mês, vez ou outro, sinto um desconfirto no peito, que parece ter algo pulçando ou borbulhando sei lá, estranho de explicar, daí fica aquela senssação de falta de ar e provoca um tosse ráida, oque siguinifica isso?

  • luciana uchoa disse:

    olá doutor sou uma jovem de 24 anos e descobri a um ano que tenho prolapso na valva mitral sem refluxo ao colordoppler. tabem sou bastante nervosa e tenho medo de tudo, apesar do meu medico me tranquilizar dizendo que no momento não há nesecidades de me preuculpar e basta fazer o exame de ecocardiograma uma vez por ano para ver se está tudo bem, e levar uma vida normal… por favor me ajude

  • Paulo Gustavo disse:

    Dr. Tudo bem? Meu problema é o seguinte.. Qualquer esforço q eu faça,princilpalmente subir uma escada meu coração acelera muito..parece q eu tava correndo..as vezes minha pressão sobe..não sou gordo…gosto de vez em quando fazer uns exercicios..mas por conta disso to até parando..mês passado entrei numa academia e o minimo de esforço q eu fiz fiquei passando mal…com o coração batendo fora do ritmo..as vezes fico suando frio..dor de cabeça..me ajude…a alguns anos atras tomei um remedio chamado hemogenin..disseram q é um perigo…

  • Carla disse:

    Oi, Tudo bem?
    Meus exames foram os seguintes:
    eletrocardiograma: ADRV
    Raio x: Abaulamento do arco medio esquerdo, patologia pulmonar? variaçao?
    ecocadiodoppler: normal, apenas na valvula mitral tem presença de escape fisiologico.
    O que pode ser?? tenho 19 anos e sinto muitas pontadas no peito!
    Obrigada

  • luana silva disse:

    OLA DOUTOR!
    MEU NOIVO TEM 23 ANOS. E RECENTEMENTE ELE VEM SENTIDO UMAS DORES NO CORAÇAO, AS VEZES DA UMA PARADA RAPIDA E LOGO RETOMA,, E ISSO PIORA QUANDO ELE PENSA NO IRMAO QUE FOI ASSASSINADO INJUSTAMENTE NO INICIO DO ANO…
    EU GOSTARIA DE SABER SE ISSO E PROLAPSO? E SE AMORTE CAUSA MAIS DORES?
    EU SO SEI QUE NORMAL NAO E… OBRIGADO… O QUE PODE SER. SE O SENHOR PODER ME RESPONDER QU AGRADEÇO…

  • ana claudia disse:

    ola doutor vc poderia me responder por favor eu sinto dores no peito como se tive-se um peso e toda hora me sinto tão cansada as veses só em falar fico cansada sera qe esto com problema de coração

  • diego carvalho disse:

    ola Dtr!
    gostaria d saber o q tenho:
    nao é todo dia nem toda hora
    me da um tremor na regiao do peito que é uma sensaçao muito ruin
    eu tenho um sopro pequeno no coraçao, quando me da esses tremores me da uma vontade muito forte de tosir para pasar esse tremor..
    oq pode ser dtr?
    abraços..

  • marcia disse:

    o que é abertura na vavula do coraçao? é perigoso?

  • cesarbohrer@yahoo.com.br disse:

    depois da refeiçoes tenho dor de cabeça e aguhladas no estomago e as veses da mal alito

  • cesarbohrer@yahoo.com.br disse:

    tenho a bexiga um pouco caida sera por isso que tenho facilidade de ganhar problema urinario gnho dor agulhadas na parte iferior do umbigo da a sensaçao que tem uma tripinha que vai arebentar fas tempo que ganho isso mas os medicos nunca dis nada dor na regiao do ovario inflamaçao e ganho munto corimento

  • Junior disse:

    Bom Dia Doutor!
    Tenho 35 anos ,fasso chek up todo ano ,meu colesterol é excelente trigliceres e glicemia tbm ,tenho PVM constatado a 8 anos ,porem sofro muito com palpitações fasso eco teste ergonométrico todo ano e naum constam alterações ,ja tomei betabloqueadores ,só que me faze abaixar muito a pressão no periodo da noite.
    minha dúvida é a seguinte :
    o que posso fazer para melhorar essas palpitações pois elas incomodam e muito ,e ja troquei de cardiologistas e naum mudou nada ,gostaria que se possivel o sr me desse uma luz sobre como agir !
    um grande abraço?
    obrigado!

  • taty disse:

    A 3 meses sinti meu coração acelerar dor no coração e dores pelo corpo e diarréia minha menstruação desceu antes do tempo, depois de 1 mês denovo só que a dor veio forte e durava horas e dias, com elas dores nas costas fortissímas, enjoo, diarréia, pressão alta, dores nas pernas e nas costelas e nos braços, tenho 22 anos o que pode ser?

  • Elza disse:

    Dr Eu estou um pouco assustada sou muito nervosa tenho sindrome de panico com tudo acho que vou morrer ultimamente sinto muita pressão no meu peito dores tbm e muita falta de ar que até pra falar me canso quando ando muito sinto dificuldades para respirar sou muito sedentária fui a uma Cardiologista fiz exames de sangue rotineiro n deu nada fiz um ecocardiograma e outras das carotas do pescoço tbm deu normal só que teve um que acusou prolapso da valvula mitral por favor me ajude ontem senti uma forte dor na boca do estomago e dps arrotei muito…estou apavorada com medo de ir para uma emergencia e tá com enfarte…Grata Elza

  • gabrielly disse:

    ola doutor meu nome é gabrielly tenho 12 anos !! e ja faz uns 2 anos qe sintao pontados no coroção !!!! será qe isso é grave !!! estou com muito medo por favor me ajude!!!

  • isak disse:

    Doutor to com dor no coraçao so muito gordo e so tenho 12 anos me ajude pf fala oque presiso faser é muito grave eu rezo todos os dias mais n adianta me ajuda por favor :( :(

  • Rafael disse:

    Doutor , a 10 anos vi que tinha hipertrofia de parede postero-inferior do VE , tenho sentido essas palpitacoes , fisgadas ,pontadas , mas estou numa fase muito tensa de minha vida . pode ser da HVE ou ansiedade ? quando da essas fisgadas tem risco grave ? nao sinto tontura , só a fisgada . pontada … Obrigado

  • Luiz Marinelo disse:

    Isso deu no exame do coração passado e neste que fui com ela o medico comentou… de ESCAPE VALVAR MITRAL E ESCAPE VALVAR TRICUSPIDE… NO MEU A TATIANA COMENTOU TB DE ALGO ASSIM VOU VER O NOME… MAS PELO QUE LI NÃO É NADA DEMAIS E É MUITO COMUM…. O QUE DÁ É PALPITAÇÃO ANSIEDADE ETC… BJS SIMONE

  • Elvis disse:

    Quando meu filho respira o coração dele acelera e isso não ocorre às vezes, mas ocorre frequentemente, ele já tem 21 anos, não reclama de nenhuma dor, mas eu acho estranho o coração acelerar com uma respiração. Isso é algum tipo de enfermidade?

  • Nayane Melo disse:

    Bom dia, doutor!
    Gostaria muito que você me tirasse uma dúvida. Ultimamente, ando sentindo muitas dores no peito e percebo que quando faço um certo tipo de esforço sinto meu coração bater mais forte e é como se fosse batidas fora do normal, uma batida lenta e forte as vezes. Sou muitoo nervosa! Fui ao cardiologista e bati um etetron, ele achou realmente que meu coração batia bem acelerado, mas ele achou normal, disse que era mais pelo nervosismo. estou muito preocupada ainda, pois sinto umas tonturas as vezes e uma falta de ar. Ele passou um outro exame, o da esteira para ver se precisaria tomar remédios. O problema é que ainda continuo sentindo dores e essas palpitações que me preocupam muito! Agradeço e espero uma resposta!

  • vanessa gomes disse:

    Doutor,meu ecocardiograma deu: Discreto escape valvar mitral ao doppler, o que isso quer dizer??? conclusão deu apresenta falha de coapitação dos folhetos ocasionando escape mitral com repercussao hemodinamica…
    Aguardo resposta , desde já obrigada

  • Gilberto disse:

    Olá Doutor! Há aproximadamente 7 anos venho sentindo dores no lado esquerdo do peito. O primeiro médico disse que era postural, o segundo que era refluxo (gases/espasmos). Porém agora além da dor sinto um pequeno estalo quando respiro profundo. Fiz 3 ECG de repouso mas não acusou nada. Radiografia do torax tb não deu nenhuma anormalidade. Que dor será essa doutor?

  • carolliine disse:

    Olá Doutor , minha prima tem 1 ano e 5 meses e apresentou escape na valvula direita do coração .. porem , gostaria de saber os riscos que ela corre e como é feito o tratamento , desde ja agradeço sua atenção e explicação . Obrigada

  • avila disse:

    doutor meu exame de ecocardiograma deu insuficieçia valvar leve ,sem prolapso,e grave? ois cinto paupitaçoes,dor toracica constantimente, e um certo desconforto na parte superior do torax;eu sou portadora da sidrome da ansiedade generalisada.aguardo resposta

  • sílvia disse:

    dr. á algum tempo que tenho dores no peito, fiz prova de esforço, eco, eletro, holter e nada acusou, mas tenho sindroma pãnico e depressão e ligeira escoliose na coluna e cervical, será devido a isto ou algo mais grave?? é que no outro dia fui á urgencia e fiz um electro e a médica disse vc teve alguma coisa pk acusa aqui no exame, mas não disse o quê?? passado dias fui buscar o exame com relatório do especialista e dizia tudo normal??? será que a médica estava a ver mal ou não entende nada do que viu??? estou assustada, me ajude

  • simone disse:

    Dr eu estou sentindo pontadas muito fortes no peito há um ano e muita palpitação e então fiz o exame ECG e não deu nada já tinha feito o ecocardiograma e também não deu nada a médica disse que poderia ser refluxo. Tenho 27 anos não fumo e nem bebo e não tenho depressão e nem síndrome do pânico, o que eu faço pois a cada dia estas pontadas estão ficando mais fortes. obrigado.

  • KATIA disse:

    DR. EU VENHO SENTINDO JA DOIS MESES PONTADAS NO PEITO E ACELERAÇÃO CARDIACA, AS VEZES DORMINHOS ACORDO COMO SE PARACE O MEU CORAÇÃO E A RESPIRAÇÃO, ANDO MUITO CANSADA E SENTINDO DORES NO MEU PULMAO ESQUERDO. SÃO DORES Q ME INCOMODA DURANTE TODOS OS DIAS O DIA TD… O DEVO FAZER

  • marcia borges disse:

    Doutor meu ecocardiograma de insuficiencia na valvula mitral discreta eu faço exercicios regularmente nunca senti nada o medico pediu porque tenho asma e uso bombinha. posso fazer exercicios.

  • priscila ribeiro da motta disse:

    doutor no meu eco esta escrito assim Aspecto sugestivo de prolapso da valva mitral sem sinais de degeneração mixomatosa,então oque isso quer dizer?

  • Rafael disse:

    me tire uma duvida? começei a sentir meus batimentos cardiacos fortes as vezes, e quando faço um pouquinho de esforço ficam fortes também, sem contar com um incomodo debaixo da garganta, ja fiz TUDO quanto é tipo de exame q vc pensar e pra Glória de Deus não deu nada!!! A MAIORIA DAS VEZES E QUANDO AINDA ESTOU EM PROCESSO DE DISGESTAO DE ALGUM ALIMENTO, vc sabe me dizer oq pode ser? qual o tratamento?

  • José Otávio disse:

    Dr. fiz um Holter e o mesmo apresentou 1 parada sinusal de 2,8 segundos durante o início da noite… Também apresentou uma extrassistole supraventricular única. Devo me preocupar com esse resultado?
    Obrigado

  • Marcela disse:

    Boa Tarde. Dr
    Tenho prolapso da valvula mitral, fui diagnosticada a muitos anos, tenho 36 anos , em nenhum destes depoimentos descreveram um sintoma que me aflige muito.
    Geralmente, a noite, quase adormecida, acordo muito ruim, como se o coração parasse de bater, então acordo, e deste sintoma ruim, assustada o coração então acelera muito, na verdade sinto como se fosse morrer neste instante, ” falta o chão neste minuto”, e fico muito mal, dores no peito, braço, e não sei se tem relação, todas as vezes que tenho isso, logo me vem vontade de evacuar.
    No dia seguinte, fico com dor no peito, falta de ar, fico muito ruim com varios sintomas.

  • Amanda disse:

    eu sinto pontadas no peito exatamente do lado esquerdo, dor de cabela, cansaço, falta de ar , isso pode ser um possível problema no coração ?

  • AVILA disse:

    dr.POR FAVOR ME RESPONDA,EU SINTO DORES TORACICAS,DOR NO PESCOÇO,AS VESES FORMIGAMENTO NA MAO ESQUERDA,FALTA DE AR ,DOR DE CABEÇA ,JA FAZ MAIS DE UM ANO,EU FIS UM ECOCARDIOGRAMA RECENTIMENTE E DEU INCUFICIENCIA VALVAR DE GRAL LEVE E GRAVE?

  • Kennia disse:

    Olá Dr, há menos de 2 anos atrás fiz um eco para um concurso deu tudo normalzinho, há uns mesees venho sentindo umas palpitaçõe ocasionais e ansiedade sem motivos, repeti o exame essa semana e o resultado foi Discreto prolapso da valva mitral e Escape valvar mitral, isso é grave, quais cuidados devo ter??? Estou preocupada, há 2 anos ñ deu nada e agora tudo isso…. será q tá evoluindo, será que vou morrer assim tão nova 27 anos??? triste com isso… sniff!!!

  • Eliane disse:

    Tenho prolapso posso morrer disso

  • francislene santana disse:

    OI DOUTOR, MÃO SEI PORQUE MAIS DESDE CRIANÇAS SINTO UMA PONTADA MUITO FORTE NO CORAÇÃO É AS VESES DOI MUITO TODO DIA E AINDA NÃO SEI O QUE É

  • Zimmar Camargo disse:

    Para aqueles que fazem exames do coraçao e nao da nada! tenho só uma opniao! Voçes nao tem nada! Eu ja fui assim tbem! Achava que tinha problema .
    eu fiz 8 eletrocardiograma junto com exames de sangue !Cpk e Ckmb e Hemograma! Nunca deu nada fiz Ecocardiograma O exame Ergometrico na esteira! MAs Graças a Deus nunca Deu Nada! eu vivia só pensando que ia morrer! começei a andar mais com meus amigos e estou cada dia mais melhorando!! Abraços a Todos

  • Tiago Nogueira disse:

    Olá doutor, estive sentido há algum tempo os sintomas pelo senhor referidos e resolvi fazer o eletrocardiograma. Ao receber o exame vi a conclusão do laudo que diz:VALVA MITRAL APRESENTA ATRIALIZAÇÃI SISTÓLICA DO FOLHETO ANTERIOR, MELHOR EVIDENCIADA PELO BIDIMENSIONAL. E no final da folha diz: PROLAPSO DA VALVA MITRAL SEM REFLUXO VE-AE – O que vem a ser isso? O senhor poderia me dar algumas informações sobre o que isso significa e como proceder no tratamento? Desde já agradeço. (Sim, eu levarei ao cardiologista, mas como estamos em um feriado imprensado, gostaria de ter sua opinião antes).Abraço!

  • terso ferreira disse:

    doutor,fiz ecocardiograma com dopler ,e acusou refluxo discreto nas valvas mitral e aótica,,o que isso quer dizer?

  • Adson disse:

    Olá Dr, fiz rescentemente exames e no mesmo constava o resultado de PROLAPSO DA VALVA MITRAL SEM REFLUXO e também desvio da valvula mitral, sinto muitas pontadas na parte esquerda do meu peito mais precisamentoe pelo lado de fora esquerdo , sinto também algumas faltas de ar e palpitações, passei em um médico que disse q o caso não era tão grave mais porém espira cuidados e precisaria de conmsultar um especialista de valvula, porém desde esta consulta que fiz as doreas tem aumentado e esta me encomodando muito quero saber se devo ficar traqnuilo se isto é nnormal para quem tem desvio da valvula mitral ou devo me preocupar e passar num especialista com urgência ? outra duvida q tenho é q tenho 26 anos e pratico futebol aos finais de semana e nos jogos nunca senti nada mais as vezes depois do jogo cerca de meia hora uma hora depois sinto falta de ar e pontadas as vezes o q acha melhor eu fazer devo para de jogar?

    grato.

  • Vera Regina disse:

    boa tarde Dr. tenho hipotiroidismo e faço tratamento com Levoid 75,tomo atenolol para o coração e 2 gotas de Rivotril prá durmir.Em 2008 tv uma arritmia de 124bcpm,fui para o ps.e tomei remédios na veia e melhorei,depois de alguns meses de novo…..procurei um cardiologista e fiz vários exames,teste egormétrico,holter,ecocardiograma,e por fim cintilografia do miocardio,resultado do eco; valva mitral com insuficiencia de grau discreto,valva tricúspide com insuficiencia de grau mínimoe obsevação final;não foi possivel estimar a PSA`devido a insuficiencia triscupide de grau mínimo.E da cintilografia do miocárdio;conclusão Não se observaram alterações cintilográficas sugestivas de isquemia miocardia estresse induzida.Função global do ventrículo esquerdo preservada.Pois bem doutor o que sinto são umas batidas estranhas,que me assustam,más muito rápidas,nem um segundo,e de vez em quando…Agora meu cardiologista me mandou fazer um cateterismo….não estou gostando dessa idéia não.O que o sr Dr. acha?os outros exames de esteira,holter ,deram normais.Muito obrigada,tenho 65 anos.

  • TÂMARA disse:

    DOUTO EU FIZ O ECO E FUI DIAGNOSTICADA COM ESSE PROLAPSO E DESMAIO DIRETO NÃO FASSO NENHUM TRATAMENTO EU JÁ FUI EM 3 MEDICOS E ELES ME DISSERAM QUE É NORMAL EU DESMAIA FICAR ROXA E PALIDA

  • Emmanuel Rezende disse:

    Doutor, ando sentindo dores no peito, ela é constante, me sinto cansado, meu coração acelera com facilidade, já fui em 2 cardiologistas, fiz exames, o ecocardiograma ocusou prolapso de valva mitral sem sinais de insuficiência, os médicos me disseram que não é nada sério, que isso é assintomático, não sei o que fazer agora, não posso ficar com dor a vida inteira, se é assintomático por que sinto dor e esses demais sintomas?

  • elia wiru disse:

    olá dr , estamos com o dilema da dúvida , meu irmão nunca teve nada de repente foi ao médico tratar de uma infecção respiratória e o clinico geral ao auscultar seu coração , disse que tinha um desvio na válvula do coração pediu vários exames que confirmaram a suspeita , o encaminhou para um cirurgião cardíaco . Isto quer dizer que ele tem prolapso ? se fizer a cirurgia vai ficar bom e terá vida normal ?

  • Nazare Medeiros disse:

    Boa – Tarde, Doutor,
    Há oito anos faço anualmente todos os exames cardiológicos, desde que confirmou que sou hipertensa, com o orbito de uma irmã que por defeito na mitral descoberto hámuitos anos porém não tratado veio uma série de otras complicações enfim há 04 anos faleceu com tudo isso faço todos estes exames, graças a Deus nunca foi diagnosticado enhum problema, porém hoje fiz um eco onde está escrito presença de escape mitral, pesquisando encontrei seu relato a respeito, que no meu entendimento para o senhor é normal até quando diz que as pessoas ficam desapontadas quando deveria ter alegria, como ficar alegre com um problema que fala em degeneração, e poderia aceitar como normal se fosse côngenito, mas agora que se manifestou, não posso ficar confortavel com o fato do senhor dizer que o pecentual é baixo pois há risco, o senhor fala que no convívio teremos mais atenção, muitas coisas fogem do nosso controle, violência urbana por exemplo….Minha maior preocupação não percebí o senhor falar em tratamento, ou não há sendo degenerativo o que pode acontecer, como me prevenir, ainda não levei ao médico poís ainda vou fazer o mapeamento 18/06/2012, quis logo uma resposta para me acalmar, esqucí tenho 54 anos mais tenho muito o que viver com a graça de Deus, obrigada, espero sua resposta.

  • Thais nascimemto disse:

    Boa tarde! Gostaria de saber se preciso me preocupar com esses sintomas:
    as vezes estou parada sentada normal (até realaxada) de repente sinto meu coração mudar de ritmo é muito rápido e passa em 2 segundos percebi que isso acontece tb quando estou emcionada ou até feliz demais e nervosa, porém após isso não sinto nada nem desmaio nem tontura nem falta de ar não sinto nada apenas essa sacudida parace que muda a batida e depois volta ao normal acontece assim um vez e acaba. não dá todo dia só de vez enquando. Obrigada aguardo resposta.

  • Marcos Valêncio da Silva disse:

    Doutor tenho dores no peito de vez em quando, sempre do lado esquerdo e sinto dificuladades para respirar e movimentar-se…demora passa e quando mais eu respiro eu falo alto doi mais… nao sei o que pode ser me ajude?
    obrigado.

  • vanessa disse:

    Bom dia doutor,sempre senti umas aceleração no coração,as vezes passo messes sem sentir ai fiz exame de esteira,e ecocardiograma,o resultado foi regurgitamento da válvula mitral minima,sendo q as medidas do coração deram tudo normal,o médico disse q isso é comum e eu posso levar uma vida normal…Mais morro de medo q isso aumente e q eu possa morrer,eu tinha tantos planos inclusive de ter outro filho,mais ja penso na minha filha de 8 anos se eu morrer o q vai ser dela….não vivo mais só penso nisso quando meu marido esta em casa me sinto bem mais quando ele vai trabalhar e minha filha vai para a escola e eu fico sozinha me da um desespero um aperto no peito medo de passar mal,e morrer sem ninguém me ajudar..Por favor doutor me ajuda pois qualquer dor de barriga q me da vou parar nas emergências de um hospital,tenho pena do meu marido q sempre me acompanha não importa a hora..

  • Rhanna Barreto disse:

    Doutor, sinto essas pontadas, mais na regiao toda do peiito. Sinto falta de ar, as vezes umas dores no peito, que fica uns 5 a 7 segundos e é um dor bem forte. Sinto também tonturas, vem com uma fraqueza. Isso tudo do nada, de repente. sabe? O que é isso?

  • Inalda Bruno Jardim disse:

    Doutor:
    Minha filha fez um exo de rotina o resultado foi:
    Valvar mitral e tricúspide, ambos sem repercurssão hemodinãmica.Estou desesperada pois não conseguimarcar o cardio antes do dia 01.10.12,Quando ela tinha 13 anosm um otorrino nos falou de un sopro, levamos correndo a um cirugião cardiaco e ele falou que não viu nada, e passou um co isso em 2000.Ficamos tranquilos mas agora voltei a me apavorar, por favor me ajude,
    Inalda Bruo Jardim
    Belém – Pará

  • jose loureiro disse:

    ha perto de um ano venho sentindo dores no lado esquerdo do peito.por vezes acontecem varias vezes diariament e irradiam para as costas ,ombros ecotovelo esquerdo.houve 3 vezes em que me assustei pois que as dores eram tao inconfortavei que fui para a urgencia hospitalar .depois dos exames feitos,ECG,radiografia do torax e analises, os diagnosticos nunca revelaram qualquer anomalia cardiaca.Ja fiz mais exames para despistar pulmoese nada.Ja nao sei que mais fazer,AS dores voltam sempre.Agradecia imenso que me apontasse alguma pista para poder terminar com esta incerteza e angustia constante

  • Ianca disse:

    Ola Dr. Desde dos meus 17 anos me deu uma crise de ansiedade, fui para a emergencia no hospital com a pressao 17×8 e disseram que esta td em que foi apenas ansiedade . pelo menos uma vez por ano me da essas crises. como exemplo esta semana, vem sendo muito dificil controlar, coração acelera parece que vai pular pela oca, fico fria e com pes e maos suando, as vezes pontas emaixo do peito no lado esquerdo, medi minha pressao em um desses eventos e esta 11×6 e ´pulso 146mbp e normal devo me preocupar, posso vir a enfartar? agradeço desde de ja….

  • Carla disse:

    Dr. fiz todos exames do coraçao pois nao estava me sentido bem, pontadas no peito, palpitaçao, tremedeiras, para minha surpresa no meu acocardiograma apresentou DISFUNÇAO DIASTOLICA (RELAXAMENTO) e INSUFICIENCIA MITRAL DISCRETA, meu cardiologista pediu hotler e o resultado foi 263 EXTRASSISTOLES VENTRICULARES ISOLADAS, bom imagina como estou? piorei, meu medico disse que esta tudo normal e que devo procurar um piscologo, Dr com tudo iso que eu tenho, é grave?

  • bruna delfino siqueira disse:

    olha quero saber pois tenho 17 anos e sinto pontadas no peito e uma acelerada rapida meu ecorcardiograma com dopller deu o seguiente prolapso leve da valva mitral sem disfunção valva.
    função sistólica do ventrículo esquerdo uniforme e preserva. e queria saber o que o que é!

  • márcio disse:

    DR°. Pratico atividades físicas “musculação” desde os 25 anos de idade, hoje estou com 34 anos, fiz um ecocardiograma bidimencional c/dopler colorido, e o exame deu o seguinte:
    regurgitação de grau mínimo
    prolapso valvula mitral do folheto anterior sem sinais de degeneração mixomatosa.
    até que ponto isso é perigoso e se enfluenciaem eu praticar musculação, exercicios fisicos
    desde já obrigado.

  • Leonardo disse:

    Doutor, tenho 28 anos e sou um típico sedentário. Ao realizar um ecocardiograma, deu-se a seguinte conclusão: valva mitral megacúspide, com aspecto de degeneração mixomatosa, cordas redundantes e moderado deslocamento da cúspide anterior para o átrio esquerdo. O que isso significa? Desde já, grato pela atenção.

  • Angela Yumi Gomes Kikuti disse:

    olá doutor tenho 23 anos e realizei um exame recentimente ECOCOLORDOPPLER, e o resultado deu prolapso da valva mitral, gostaria de saber se é grave,pois sinto pontadas no peito de vez em quando!!! desde já agradeço pela atenção.

  • Jane Vargas disse:

    Dr. Tenho prolapso da válvula mitral, meu sonho é colocar silicone e fazer uma abdominoplastia, posso fazer´ou é contra indicado.

  • landiana matos wolff 36 anos disse:

    Ola Dr.
    moro na inglaterra, estou passando por uns problemas sem solucao, a mais ou menos 3 meses, sinto queimar, arder e apontadas no peito esquerdo e as vezes direito, dor nas costas, e a queimacao fica debaixo do braco, as apontadas sao de vez em quando, sinto dores no torax quando aperto o osso, tive ja no medico algumas vezes e cada vez eles me passa uma medicacao como anti inflamatorios, fiz a 1 mes atras uns 6 tipos de exames de sangue p ver colesterol essas coisas so deu anemia, to tomando remedio, so q a queimacao apontadas nao melhora , a 1 semana to tomando neproxen pra dor no torax a medica falou q deve ser inflamacao, so q dr acho q tenho algum problema mais serio, eles aqui nao passa exame e complicado, me ajuda. fico nervosa e as vezes me da desespero, tipo q vou morrer essas coisas, o que eu posso ta pedidndo p eles aqui fazer, poderia me dizer o q vc acha q tenho? muito obrigado

  • wagner neves disse:

    olá dotor fiz um eco-cardiograma e deu isso prolapso valvar mitral sem refuxo, fiz esse exame pq sinto muita dor no peito e ombro braco vai ate a mao, fiz de tudo e os medicos dizem que e normal o que fazer doutor? pode ser um rpoblema de tireoide?, mim responde doutor plix

  • Rita de Cassia disse:

    Boa noite Dr,tem 2 anos que tenho pontadas e queimação no peito e radia para a escosta e braço esquerdo ,mas ja fui em varios cardiologista e fiz farios exames como eletro,esteira,e cintilografia do micardico e graças a Deus não dar nada,mas ainda cinto estas dores o que poderia saber se tem algum risco pois eu perdir meu pai tem 2 anos e meio de infarto fuminate eu fico com muito medo ,por favor me ajude nao sei mas o que fazer.Desde já agradeço.

  • Boa noite Dr, disse:

    Boa noite Dr,tenho 33 anos e sofro muito no meu periodo menstrual,meus batimentos ficam muito acelerados se estou deitada quando levanto ele acelera muito .Vou na academia quando faço exercicio fica acelerado.Tenho também uma ansiedade fora do normal,já fiz exames não deram nada graças a deus .Será que tenho alguma arritimia?Ou será que meus batimentos são assim por causa da ansiedade!Gostaria de saber se tem alguma medicação pra combater essa ansiedade pode ser natural?

  • RITA DE CASSIA LOSCHI MENDES disse:

    Dr tenho 43 anos e fiz ecocardiograma e deu prolapsio do segmento superiror, o que é isso, quais as precauções….???????

  • LUCIENE disse:

    Dr,fiz um ecocardiograma quando tinha 15,anos e o médico me disse que eu tinha dado prolapso,agora com 24 anos realizem outro exame ,ecocardiograma o outro cardiologista me disse que ta tudo normal,que eu não tenho nada,mais o problema é que eu sinto tremor no lado esquerdo quando estou conversando,acontece isso as vezes,sinto muita dor no peito e falta de ar..sou muito ansiosa e nervosa.Por favor me ajude a saber o que é isso.Obrigado

  • julia disse:

    ola dr. tenho 23 anos de ums dias pra ca começou dar ums paiplitaçoes no meu coraçao fiquei preoculpada achando que tinha alguma coisa pricipalemnte quando bebo bebida alcoolica ai da mais no outro dia da varias veses ao dia ai fui ao medico fiz eco eletrocgrama holter mas sobre as palpitaçoes nao deu nada ai ele disse que a vauvula estava meio aberta e que daqui ums dois anos pra me voltar e fazer o exame novamente pra ve como esta mas eu nao tinha nada e as palpitaçoes nao tinha nada a ver com a avauvula gostaria de saber se isso que ele falou e perigoso e se bebida alcoolica faz mal pro coraçao e por que ta me dando palpitaçoes e sou muito nervosa anciosa antes bebia muito cafe mas parei e to tentando diminuir os estress que sou muito estressada mas nunca me deu palpaitaçoes e agora apareceu isso e nao e nada nao entendeo gostaria de saber?

  • yamile oliveira disse:

    Dr.anos atras fiz um exame e deu prolapso na valva mitral eu sinto meu coracao bater lento na garganta e as vezes uma dor no peito que eu nao posso me mover parece gases tinha parado agora voltou novamente depois de anos sou uma pessoa nervosa e tambem esstressada o que faço?

  • Ivanildo disse:

    Doutor, boa tarde!
    Acabei de fazer um ecocardiograma, que apresentou a seguinte conclusão: Prolapso valvar mitral, sem refluxo, o que quer dizer isso? sinto sempre ansiedade, palpitações, aceleração no coração, as vezes dor no peito, e alteração da pressão arterial

  • hele disse:

    doutor fiz um eco e dei prolapso da valvavula mitral sem regurgitaçao expressiva nos outro que eu fiz deu a mesmo resultado tomo atenol 50 mg queria sabe r se é grave .

  • vanildo cesario pimenta disse:

    ola doutor estou sentindo um sintoma estranho do lado esquerdo do peito sinto vibrar como se fosse um celular no bolço e logo em seguida começa a pulsar tão forte que da para sentir a pele esticando mas não sinto dor alguma o que pode ser…….. desde já obrigado pela atenção

  • Romeu disse:

    praticamente todos esses sintomas mencionados acima eu também sinto, o que mais me incomoda são as pausas no coração, já fui no pronto socorro umas 20 vezes esse ano pois estava sentindo dores também, foi aí que na ultima vez que fui tinha uma médica muito legal que conversou comigo e me ajudou bastante, essas pontadas ou pausas, essas dores… isso são extra sístoles, elas ocorrem tanto por causa do prolapso como também por stress, depressão, ansiedade… sempre que ocorre essas “pausas” o corpo entra em estado de choque e aí vem o pânico. Eu ainda estou aprendendo a conviver com isso, lembrem-se do que o médico falou: Você vai morrer com isso mas não “disso”, geralmente quem sofre esses sintomas no prolapso leva uma vida não muito saldável, sem descanso ou estressado, geralmente é ansioso também. o que estão esperando? que algum médico fale que você tem um grave problema no coração? Isso não vai acontecer pois não é.

  • leandro cezar ferreira disse:

    ola doutor
    tenho 36 anos ,fui dependente quimico por 12 anos .maconha ,cocaina,e craque,bebida alcolica,ja estou livre a 12 anos ,faço uso do medicamento amitripilina e alprasolan,me sinto otimo sem sintomas que era sindrome doi panico assosiada com compusividade
    mas de vez em quando sinto no peito uma coisa estranha,meu coraçao
    da uma leve parada de no maximo 1a 2 segundo mais sem dor nenhuma ,me assustava no começo e logo ja vina crises de panico e ansiedade,agora nao ligo mais ,o que seria isso?

  • Vinicius Rasinoski Franciosi disse:

    boa tarde!
    tenho 25 anos de idade, a 6 meses descobri que tenho Prolapso Valvar Mitral Leve, nunca senti sintomas só fui descobrir depois de a minha pressão ter chegado 19/8 com sensação de desmaio. Frequentei 2 cardiologistas e os mesmos me recomendaram a mesma coisa: evitar bebida alcoólica, cafeina, sal, gordura e demais, sigo rigorosamente a recomendação, sinto apenas palpitações, mas não é diário, mas a minha duvida é quanto jogar futebol, gostaria de saber se esse esporte ira me prejudicar ou posso praticar sem medo? Futuramente ele não ira causar problemas mais sérios?

  • dallya rizzia de souza alencar disse:

    doutor fiz um ecocardiograma e deu espessamento sem estenoide,e insuficiencia aortica sem repercussao hemodinamica o que isso quer dizer?

  • Dejanira disse:

    por favor doutor me diga : fiz um ecordiograma dopller e o resultado foi essa: Miocaridopatia sedimentar do ventriculo esquerdo, função sistólica do ventrículo esquerdo deprimida de grau moderado, disfunmçõa diastólica do ventrículo esquerdo de grau moderado, me diga eu preciso fazer um cateterismo?

  • Márcio Ramos. disse:

    Opa… Doutor, tenho 33 anos estou acima do peso, tenho 1,73 e peso 99 kg, sou fumante ( 10 a 15 cigarros por dia ), ultimamente venho sentindo dores do lado esquerdo do peito, coração acelerado, sinto meu coração batendo com muita força ao ponto de me incomodar com as batidas, de 1 mês pra cá venho sentindo as batidas do meu coração na minha mão esquerda ( somente a esquerda da pra sentir )…
    Tenho cardíacos na família fiquei um pouco receoso….
    Procurei um clinico geral q passou alguns exames para fazer e o resultados foram os seguintes : no exame de sangue deu variações para cima no : TGP 99 U/L máximo 39U/L
    TGO 59U/L máximo 39 U/L
    GAMA GT : 117 U/L máximo 58 U/L
    Para complementar fiz um ecocardiograma que acusou algumas variações : ATRASO DE CONDUÇÃO PELO RAMO DIREITO
    ALTERAÇÕES DE REPOLARIZAÇÃO VENTRICULAR…
    Qual seria a real preocupação ????

  • Nilza disse:

    Boa tarde Dr.
    Tenho tido muito aceleração no coração quando me movimento limpando casa por ex. De alguns dias pra cá estou sentindo muita dor no peito, como se estivesse sendo comprimido, ontem não conseguia nem dormir de bruço nem de lado tamanha compressão tinha muita falta de ar e dor, fui a santa casa, porém meus batimentos estavam em 79 a 85 normal, em outra ocasião senti a mesma coisa outro médico me disse que a frequencia cardiáca estava muito alta.

  • Karla disse:

    Dr, fiz um exame de ecostress fisiológico e deu refluxo subvalvar minimo, mas sem alteraçoes anatomica na válvula mitral. Gostaria de saber se eu tenho um PVM e se isso é perigoso?

  • vera lucia disse:

    tenho dores no corpo todo principalmente peito, braços ,e dores nos dedo quando acordo ja fui ao medico fiz varios tipo de exame nada constou estou desesperada com essas dores me explica o que e essas dores o que esta causando isso me responda c/ carinho .

  • cristiane soares trindade disse:

    eu fiz uma eco e deu que tenho sistos nos ovarios isto pode me impedir de ficar gravida minha mestruaçao pode chega a atrasar 1 ano agora esta atrasada desde de fevereiro a tenho sintomas de enjoos mas nem fiz exame pois sempre da negativo

  • Francisca Leal de Sousa disse:

    Fiz um ecocardiograma e veio com uma observação “Estudo do doppler detectou refluxo através da válvula mitral” tem esses números que não sei o que são AO: 29mm, DSVE:27Bmm, AE:28mm, EDS: 7mm, DDVD: 21mm, EDPP:21mm, DDVE: 43mm e FE:65%.

    Por favor me responda.

  • MARCOS disse:

    Boa tarde, peguei o resultado do ecocardiograma e estou muito preocupado, pois deu insuficiência mitral fisiológica ao Color Doppler e insuficiência aórtica fisiológica ao Color Doppler. É grave ? Por favor me responda, pois estou com muito medo.

    Desde já obrigado

  • TAIANA LAURINDO disse:

    Bom dia,tenho 26 anos e a um tempo quando fazia algum esforço físico passei a sentir muitas dores no lado esquerdo do peito que desciam para os braços que duravam mais ou menos uns 10 segundos ao final do esforço,e muitas palpitações q aconteciam muito mais quando eu ficava nervosa,fui ao médico averiguar e a cardio me passou um ecocardiograma bidimensional com Doppler colorido,o laudo veio exatamente assim: Diâmetros,espessuras e função contrátil do VE normais. Função diastólicado VE preservada. Prolapso valvar mitral. Regurgitação mitral mínima com acentuação tele-sistólica. Veia cava inferior e pericárdio normais.
    O que me preocupou foi o Prolapso valvar mitral (sopro)queria com toda franqueza saber se isso pode matar,pois estou tendo sintomas,ou se levarei uma vida normal.
    Desde já agadeço muito e aguardo ansiposamente a resposta.
    OBRIGADA!!!

  • Neto Amorim disse:

    Doutor, gostaria de uma informação tive crises de taquicardia, dores no peito, fui ao cardiologista que requisitou uns exames: o Holter 24 hrs, eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergometrico.
    Dado os resultados dos exames não foi dectado nehuma alteração a não ser as apresentadas no ecocradiograma que diagnosticou prolapso na valvula mitral tipo 1 e regurgitação mitral simples.
    Além desses sintomas apresentava sintomas de sindrome do panico.
    E o medico me disse que eu não me preocupasse com o prolapso.
    entao ele me disse que tudo n passava de ansiedade .
    tomo amitripilina e rivotril
    mais ainda sinto leves dores no peito sem taquicardia!!
    Minha dúvida é: posso frequentar academia e tomar suplementos musculares!!
    Ficarei muito grato por sua atenção!!

  • Teresa Pereira disse:

    Olá DR.
    Estou com uma duvida, que me está deixando bastante ansiosa… Eu tomo medicação para a pressão e para ansiedade. tranxene 15 mg a noite, e losortan 50 mg para a pressão arterial.
    acontece que sou uma pessoa muito ansiosa, mas ultimamente, há cerca de 2 a 3 meses, tenho vindo a sentir os meus batimentos cardíacos um pouco mais acelerados. Mas , eu sempre fui de ter batimentos assim, derivado ao sistema nervoso.
    o que está acontecendo, é que estes dias, quando estou na posição deitada, ou sentada e se me levanto, sinto um mal estar, os batimentos aceleram mais, e sinto os batimentos no peito por segundos. uma sensação de fadiga. Já reparei que quando acordo de manha antes de me levantar , os batimentos até estão bons. mas assim que coloco os os pés no chão eles aceleram. a minha pressão tem estado boa. entre os 80-12, ou 70-100… Já fiz um exame ao coração, uma eco, um 24h e não deu nada. mas este mal estar está cada vez me deixando mais ansiosa, já tenho medo de estar sentada e ter que me levantar… Aconteceu há dias que ate de andar 60 metros, o coração dispara, e sinto-me mesmo cansada. mas depois parece que normalizou. Será o meu sistema nervoso?? ansiedade?? ou será que é algum problema grave?. Não tenho dor!! só sinto mesmo o desconforto do aceleramento. parece que acabei de fazer um esforço tremendo. estou de momento sem médico. até lá acho que não vou suportar esta angustia de pensar que todos os dias vai ser assim… porff me ajude!!!

  • Carminha de Almeida disse:

    Olá pessoal, eu descobri que tenho Prolapso PVM há um ano quando fazia um abateria de exames para uma provável cirúrgica. De la para cá eu faço acompanhamento há cada 6 meses com cardiologistas, sempre me dizem que nasci com isso, convivo com isso, mas não morro disso! No meu caso é congênito e eu nem sabia. Os meus sintomas são palpitações forte não continuas quando estou muito ansiosa ou nível de estresse elevado ai o coração acelera como se fosse sair pela boca, mas aprendi a conviver com isso, respiro fundo desacelero e a rotina continua. Não tenham medo, façam apenas controle com seus médicos, confiam em Deus autor e controlador da vida humana e tudo dará certo em suas vidas. Espero ter ajudado. Abçs

  • ANDRESA CHAFFIN disse:

    Olá, venho atraves desse pedir um exclarecimento sobre um resultado de um exame pré – cirurgico no qual, descobrir que tenho : IM leve. Fluxo mitral com padrão de diminuição do relaxamento do VE ou seja não entendi nada.
    Pode me exclarecer por favor, obrigada

  • leonardo da silva disse:

    tenho palpitações no peito,começo ficar tonto e dar logo dor de bariga , sensações de pressão alta o que pode ser

  • VALCELIA FERNANDES disse:

    DOTOR MINHA SUBRINHA ANDA SENTINDO DOR NO PEITO, FALTA DE AR E PARECE QUE O CORAÇÃO VAI SAIR FORA DA BOCA E DOI E DESMAIA ..ELA TEM TIROIDE PODE SER ALGO AVER COM ISSO ELA TE 14 ANOS….DA DERREPENTE NÃO TODOS DIA ..PODE ME DAR ALGUMA RESPOSTA SOBRE ISSO MUITO OBRIGADA

  • rita da costa oliveira disse:

    doutor tenho40 anos sempre faço todos os exames cardiológico sempre da normalmais eu sinto tanta coisa tenho palpitações falta de ar as vezes meu coração falha não consigo durmir as vezes eu sinto medo de uma hora acontecer o pior mais deus não vai deixar

  • cely silvani disse:

    insuficiência órtica é grave e pode levar a morte ? descobri que tenho mas é leve e discreta , mas fiquei preocupada .. devo tomar remédios,, ou posso ficar despreocupada Doutor , o que agrava isso ?

  • andressa disse:

    bom há mais ou menos 6 anos descobri que tenho , problema da válvula mitral,em todos os eco que eu já fiz dao o mesmo resultado prolapso da válvula mitral competente, o cardio diz que isso não ira me matar, mais sintos sintomas como palpitações muito fortes e tomo o atenolou de 20mlg , me de uma explicação melhor pois preciso de ajuda.

  • André disse:

    Bom dia. Há duas semanas sinto meu coração disparar. Fiz o Ecocardiograma e o resultado da Válvula Mitral foi: Retificação do folheto anterior sem preencher os critérios de prolapso. O que isso significa? Não sei se está relacionado ao que estão comentando sobre prolapso. Grato pela ajuda.

  • Marcos vinícius disse:

    Ola, a 2 anos realizei o Ecocardiograma, Holter e o eletrocardiograma, tanto o holter como o eletrocardiograma não apontaram nada , mas o ecocardiograma apontou Prolapso da valva mitral, meu médico me receitou Selozok 25 mg, hoje apos 2 anos de descoberto o problema ainda tomo selozok 25 mg, mas desde de então sinto muito desconforto na região do peito mais ainda do lado esquerdo, sinto umas dorzinhas, umas pontadas e umas dores no braço esuerdo e ums formigamentos , ai quando me da isso fico morrendo de medo de infartar ou morrer, fico em panico ai tudo piora . comço a tremer de medo e fico assim ao menos uma vez a cada 2 semanas. Queria saber se isso são sintomas dessa doença mesmo, ou se isso ja é algo que se agravou? E te cirurgia? é arriscada a cirurgia? a cirurgia cura totalmente?

  • jose celestino cordeiro disse:

    Olá, gostaria de saber o que sguinifca o que tenho sentido ultimamente, ja tem um mês, vez ou outro, sinto um desconfirto no peito, que parece ter algo pulçando ou borbulhando sei lá, estranho de explicar, daí fica aquela senssação de falta de ar e provoca um tosse ráida, oque siguinifica isso?

  • BRUNA KARINNY disse:

    OLA DR HA 4 ANOS DESCOBRIR QUE TENHO PROLAPSO DA VALVULA MITRAL TOMO ATENOLOL O MEU ULTIMO ECO QUE EU FIZ O MEDICO SUSPENDEU O MEDICAMENTO QUERO SABER SE ESSA DOENÇA TEM CURA

  • eloiza disse:

    BOA NOITE DOUTOR, gostaria de saber porque o meu coração fica as vezes com umas batidas estranhas ,, uma vez um cartiologista me disse que era estracistole ,, que e isso as vezes penso que vou emfartas muito medo espero uma resposta obrigadas,,

  • elizete disse:

    Dr,sou hipertensa e sinto as vzs como se o coraçao pulase uma batida e isso vem acompanhado de sensaçoes ruins,fui parar na emergencia varias vzs e nao deu em nada,fiz exame de esteira e eco e o medico disse que foram otimos,e isso tudo e do sistema nervoso,,tomo etenolol,passiflorine,tenho esses sintomas praticamente todos os dias e fico muito triste.sera que nao vou melhorar numca??sera realmente sistema nervoso????

  • Ariane Sanchez disse:

    doutor tenho prolapso do folheto mitral com escape mesotelessistolico, é grave? essa doença em cura? pode se desenvolver ara algo mais grave daqui a alguns anos?

  • bosco disse:

    Fiz o exame transisofargico da valvula mitral e deu o seguinte resultado: Prolapso de ambos folhetos mitrais, mais importante do folheto posterror, que apresenta aspecto de degeneração mixomatosa, levando a insuficiência de grau moderado (área jato: 8,0cm ao quadrado, vena contracta: 0,5cm). Estou com 48 anos de idade.
    Me ajude preciso fazer cirurgia para trocar a valvula mitral. Se não fizer cirurgia .
    Me ajude!!!
    Bosco

  • wanderleia disse:

    bom dia , estou a dias sentindo esse negocio estranho é como se meu coraçao por segundos parase de bater e a sensaçao é q vou perder os sentidos…podem me ajudar ok.

  • aires abreu disse:

    tenho hérnia iatal .?tenho um bloqueio ramo esquerdo completo .?fiz um eco deu aneurismo sinto muita dor no peito acordo como se tivesse trabalhado a noite inteira faz tempo que não acordo bem faso exame de sange senpre da normal que devo fazer

  • Lauro Bonometti disse:

    Doutor,
    Bom dia!

    Faz 5 dias que tive uma crise de pressão alta, onde bate 17 por 12. Foi ao pronto socorro prontamente e bati um eletrocardiograma no dia e deu tudo normal e minha pressão veio diminuindo aos poucos sem uso de medicamentos. Saí do hospital bem sem mais nenhuma sensação. Só que deste dia pra cá minha pressão não subiu mais, porém, sinto palpitações as vezes, um pouco de falta de ar, fraquezas, um sono e um cansaço seguido de uma tontura (um pouco lesado bem de leve) o dia todo que nunca foi normal, não passo por stress, durmo até que bem, tenho uma vida tranquila e sem complicações, nunca tive nenhum tipo de problema de saúde até esse ano. Fiz um Eletro, um exame de sangue e um teste de função respiratória a uns 6/7 meses atrás devido a um problema semelhante anteriormente e não pegou nada mesmo assim. Dessas duas vezes, após conversar com os médicos, os mesmos alegam que pode ser algo psicológico. Mas de fato eu sinto todos esses sintomas físicos. O que o senhor me aconselha a fazer? Qual medida devo tomar, e que tipo de exame mais detalhado devo solicitar?

    Eu tenho 28 anos, sou Webdesigner, fumei durante 10 anos e larguei o cigarro faz 2 anos e não sinto mais vontade de fumar. Não uso droga e nem abuso no alcool, pois too uma cerveja e um vinho quase todos os finais de semana. Meu avô faleceu aos 45 anos de idade devido a problemas cardíacos, não sei se pode ter uma grande relação a isso também.

    Muito obrigado desde já, Doutor.

  • Alice Batista disse:

    Oie Dr. tenho 28 anos não fumo, não bebo e desde Janeiro to com muita falta de ar e as vezes dor no peito fui ao cardiologista fiz exames de sangue que deu tudo normal colesterol bom td direitinho, eletrocardiograma, ecocardiograma com doppler e teste ergometrico e não deu nada graças a Deus, só que mesmo assim ainda sinto as vezes esta dor no peito voltei ao cardiologista ele disse que nos exames não deu nada mas para comprovar ele passou uma cintilografia de perfusão miocárdica de repouso e esforço o que o senhor acha?

  • cleide aparecida do nascimento disse:

    gostei muito de ter lido sobre o coração por que estou passando por isso sinto dor no coração as vezes penso que vou morrer, de uma hora pra outra o meu dia fica pessímo com vontade de ver todas as pessoas que amo fico angustiada o dia toda . AS DORES SO VEM DE VEZ enguando sofro as vezes acho que tenho que procura um psicólogo urgente.

  • rita da costa oliveira disse:

    doutor ja fiz vários exames e sempre o exame da normal mais eu sinto meu coração que parar dói eu sinto tacardíaco uma ressonãncia dar pra discubrir

  • simone disse:

    tenho 32 ano quero sabe quando a mulher fica gravida nas primeiras senama a pssoal fica si sentino muita cansadae quando a pessoa esta tendo relaçoea com paseiro

  • Ana disse:

    OI Dr, tenho 20 anos e sinto muita dor no peito (lado esquerdo) “no coração”, as vezes sinto nos dois lados mais é mais comum eu sentir no lado esquerdo. Minhas mãos e meu braços formigam, até mesmo no meu peito do lado esquerdo onde dói eu ja senti uma dormença, um formigamento muito estranho. Tenho muito medo. Sinto tbm uma dor na cabeça uma pontada muito forte. Com todos esses sintomas tbm as vezes fico tonta parece que vou cair. Gostaria muito que o senhor me desse uma luz, oq que posso ter??

  • marta disse:

    Dtor tem prolapso de valvula a uns 10 anos, tr es anos pra ca tem tido sintomas como palpitaçoes ,já tive depressao e acredito que isso colaborou pra que tenha esses desconfortos, gostaria de saber se climaterio pra quem tem prolapso tem algum sintomas.

  • SADIQUE disse:

    DR SINTO DORES NA PARTE DIRECTA DA COSTELA SINTO QUE TEM 1UMA BOLA QUE ENCHE POR DENTRO E DA PARA VER POR FORA E DEPOIS SIRCULA POR TODO CORPO POR PARTE DE TRAS NAS COSTAS E SINTO UM FORMIGUEIRO NO BRAÇO DEIRECTO E APERNA DORECTA. FICO SEM FORÇA. A MESMA BOLA CONCIGO SENTIR NA PARTE DOS CEIOS E DEPOS SINTO QUE DORES PICASNTES E DEPOIS VOLTA PARA A COSTELA DIRECTA E ENCHE E FICA VISIVEL POR FORA . DOCTOR PEÇO A TUA AJUDA POR FAVOR DOCTOR KERO SABER ONOME DA DUENÇA E SE TEM CURA E COMO MELHORAR

  • GETULIO BERNARDO disse:

    Dr, Eu tenho insuficiencia mitral leve moderada,prolpso de folheto posterior , sinais sugestivos de degeneração mixomatosa, cavidades cardiacas com dimenções e coutratividades normais. Gostaria de saber se posso malhar?

  • MARA RUBIA MARQUES disse:

    Dr, boa tarde, de uns meses pra cá venho sentindo o meu coração parece que quer parar,me dar um desconforto .por favor o que será isso. aguardo a sua resposta

  • ANA disse:

    DR JA FIZ TODOS OS EXAMES CARDIOLOGICOS E NAO DEU NADA MAIS AS VEZES ACORDO COM A SENSACAO QUE MEU CORACAO ESTA BATENTO MAIS FORTE MAIS SÓ SINTO SE COLOCAR A MAO NO PEITO.NAO SINTO FALTA DE AR NEM CALAFRIO NADA ,APENAS MEU CORACAO BATER MAIS FORTE,E SO PERCEBO SE ESTIVER COM O PEITO PERTO DO TRAVESSEIRO OBRIGADA

  • eu disse:

    Tenho prolapso da válvula mitral. E sinto dores de cabeça muito forte com formigamento no rosto isso é um sintoma dessa doença?

  • alessandra luciano da cruz disse:

    dr há 2 meses descobri que tenho prolapso na valva mital então dr eu tenho uma duvida eu posso fazer a cademia exercício espero resposta

  • thamires disse:

    bom meu coraçao anda acelerando muito rapido forte quando as vezes movimento em tal forma ou quando eu as vezes dou alguma risada por causa do aceleramento me da uma falta de ar queria saber oque a causa issso….por favor ! me responda

  • Sandy B Santana disse:

    Olá Dr. tenho insuficiência da valva mitral e regurgitação grau discreto. Ela pode mudar para moderado ou grave conforme o tempo? Desde já agradeço sua atenção.

  • daniela prado lima disse:

    devez emquando sinto dor no lado esquerdo do peito proximo uma cirurgia que fiz para retirada de um nodulo doi essa regiao toda e desce para o braço esquerdo sa vezes para de doer si eu mudar o braço de poçisao fiz exame cardiaco exemplo eletro eco e exames de sangue e nao deu nada o que pode ser essas dor

  • daniela prado lima disse:

    devez emquando sinto dor no lado esquerdo do peito proximo uma cirurgia que fiz para retirada de um nodulo doi essa regiao toda e desce para o braço esquerdo sa vezes para de doer si eu mudar o braço de poçisao fiz exame cardiaco exemplo eletro eco e exames de sangue e nao deu nada o que pode ser essas dor

  • Bruna disse:

    Olá! Sempre que sinto raiva, angústia ou algo assim, sinto umas dores fortes na mão, como se fosse a sensação de “frio na barriga” só que na mão. O que pode ser?

  • andre Luis disse:

    dr. as vezes sinto umas pontadas no peito e logo em seguida me da uma leve dor de cabeça e sinto que as vezes estou me sentido cansado, minha presao esta em 12/8 e os exames de colesterol tiroide, triglecerideos urina, creatinina, glicose, diabetes estao normal, os exames de: eletro, Rx e ecocardiograma tambem estao normais, o medicos dizem que estao tudo bem, mas o que será isto, tem vezes que passam um 3 meses sem esse problema mas do nada volta a esses fatores,, grato pela atenção

  • Adriane disse:

    Ola Dr. desde de dezembro do ano passado venho sentindo muitas reações ao respeito do coração, sinto palpitação, dor “a sensação e que tem uma faca entravada no peito” dores nas costas no pescoço , sinto dor também acima do peito esquerdo e as vezes em baixo, a cada dia que passa e uma dor diferente. Ja fiz dois eletrocardiograma e os médicos fala que e ansiedade. Mais a sensação que sinto e de infarto todos os dias sinto algo e essa sensação de que vou infarta … Me diga o que pode ser? estou preocupada

  • Adriane disse:

    E ainda qualquer movimento que exija forma o coração acelera demais todas as noites acelera e e uma dor imensa

  • Deixe um comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>