Incompleto
54

Diagnóstico Precoce do Câncer de Esôfago

A maioria dos cânceres esofágico é de origem epitelial, sendo os mais frequentes o carcinoma epidermóide e o adenocarcinoma. Recentemente, a incidência do carcinoma epidermóide sobrepujava em muito a do adenocarcinoma, chegando a responder por 90% dos casos. Em algumas regiões do mundo, como nos EUA por exemplo, vem havendo um aumento gradual da incidência do adenocarcinoma esofágico nas últimas décadas, chegando a empatar com o tipo epidermóide em alguns casos. As razões para isso não são totalmente conhecidas, mas provavelmente estão relacionadas ao aumento da incidência, naquela população, da doença de refluxo gastro-esofágico (DRGE).

Do ponto de vista epidemiológico, os principais fatores de risco para o carcinoma epidermóide de esôfago são álcool, tabaco, fatores irritantes como alimentos e bebidas quentes, estenose cáustica de esôfago, acalásia primária ou por doença de Chagas (mau do engasgo) e síndrome de Plummer-Vinson (membrana esofágica secundária a anemia por deficiência de ferro). O principal fator de risco para o adenocarcinoma de esôfago é o esôfago de Barrett. Este consiste no revestimento da porção final do esôfago, podendo em grau variado atingir porções proximais, por mucosa semelhante a do estômago na qual se desenvolve metaplasia intestinal incompleta, ou seja, as células deste segmento adquirem aspecto que lembram as células intestinais. Habitualmente isso ocorre em casos mais severos de DRGE.

O diagnóstico de câncer esofágico avançado não é de valor prático, pois apenas 20% dos casos têm condição de ressecção cirúrgica na época do diagnóstico, com mortalidade muito elevada, havendo uma sobrevida de 5 anos pouco superior aos 5-10% dos casos diagnosticados. Dos 80% dos pacientes que não têm condições cirúrgicas ao diagnóstico, restam apenas medidas paliativas tais como uso de próteses esofágicas para permitir a alimentação.

Nos países ocidentais a incidência do carcinoma de esôfago é muito menor que em algumas áreas do Oriente e Ásia (como Irã e China), não cabendo exames preventivos em massa como realizados naqueles locais. Portanto, o diagnóstico precoce do câncer esofágico seria possível nessas áreas menos acometidas se identificarmos pacientes com alto risco de desenvolver a neoplasia e procedermos à investigação com meios diagnósticos apropriados.

Noventa por cento dos casos de câncer esofágico nos países da Europa, América do Norte e América Latina ocorrem em fumantes e alcoólicos. A fração da responsabilidade do álcool nestes casos responde por 50% e a do tabaco por 40%. Não se tem definida uma periodicidade para exames endoscópicos nestes pacientes, mas devem ser instruídos a observar qualquer sintoma que alerte para patologia esofágica, tais como odinofagia (dor ao engolir) e disfagia (sensação de entalo). Ao contrário do que se pensa, tumores limitados à submucosa causam sintomas em até 2/3 dos

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail

Publicado por Libertas

54 comentários

  • claudio fonseca disse:

    Srs.
    Sofro de antrite cronica ativa a mais ou menos 10 anos. Consumo AINES e cortizona em abundancia todfos os dias por ser portador de doença reumática. Minha última biopsia gástrica evidenciou metaplasia intestinal incompleta, lesão pré-cancerosa, o que me motivou a questionar=lhes sobre qual o percentual e o tempo de evolução da MI para carcinoma. Moro no interior de Minas, aqui não temos muitos recursos, peço que respondam minha pergunda e se possível me digam o que seria ideal fazer neste momento.

  • simone disse:

    ola!tenho metaplasia intestinal com intensidade moderada e gostaria de saber qual a alimentaçao ideal para esse caso.obrigada

  • GABRIEL HEITOR RIBEIRO disse:

    Tenho gastrite cronica associada a H.pylori e metaplasia intestinal incompleta … estou fazendo uso de medicamento ( pyloripac ) e depois irei usar o (omepensol 20mg * nao sei se assim q se escreve ) durante 4 meses. Somente isso e necessario ? Alem disso estou fazendo uma dieta rigorosa. Quais a chansses de se transformar em cancer ? Pois minha familia ha casos de cancer no estomago, esofado e intestino.Obrigado pela atencao. GHR

  • Sandra Silva disse:

    Tenho antrite crónica… como posso curar? e de que se trata essa doença?

  • angela disse:

    Meus esposo fez uma gastrectomia parcial por conta de um edenocarcinoma, e agora depois de 04 meses atraves da endoscopia descobriu q esta com metaplasia intestinal, isso é muito grave?

  • JUCELI disse:

    ESTOU COM GASTRITE CRONICA E METAPALSIA INTESTINAL. GOSTARIA DE RECEBER ORIENTAÇÕES SOBRES ESSES ROBLEMAS POIS MEU MÉDICO Ñ ME ESCLARECEU NADA. ESTOU DESESPERADA COMA AS COISAS QUE LI NA NET SOBRE METAPLASIA. NÃO SEI O QEU DEVO COMER. POR FAVOR RESPONDAM. OBRIGADA

  • Fatima Moreiar disse:

    minha microscopia deu como resultado epitélio foveolar com atipias regenerativas /degenerativas moderadas.Há áreas com rarefação glanular e metaplasia intestinal moderada,dos tipos completa e incompleta.O córeo revela infiltrado inflamatório grânulo mononuclear moderado, alguns agregadoslinfoides,congestão e edema.Naõ obtive maiores esclarecimentos do médico e a net me assustou bastante.fiz EStou usando a 5 meses pantoprazol e tratamento com champix para ante tabagismo.Pode ajudar-me a entender realmente a gravidade ou não do meu diagnostico fico mto agradecida

  • viviane disse:

    Tenho refluxo e fiz ED alta e o resultado foi gastite cronica moderada com hiperplasia folevolar e metaplasia intestinal focal, deu negativo para h. pylory.Meu medico disse que a metaplasia intestinal é comum e que posso ficar tranquila que só daqui a 2 anos faremos novamente uma ED, estou tomando pantoprazol 40 e fazendo a dieta, quero saber se estas metaplasia e hiperplasia regridem com o tratamento correto e se fazendo este tratamento se fica descartado e possibilidade de cancer.

    Grata

    Viviane

  • Nivaldo Pinto disse:

    Tenho gastrite cronica associada a H.pylori e metaplasia intestinal incompleta … estou fazendo uso de medicamento ( pyloripac ) e depois irei usar o (omepensol 20mg * nao sei se assim q se escreve ) durante 4 meses. Somente isso e necessario ? Alem disso estou fazendo uma dieta rigorosa. Quais a chansses de se transformar em cancer ?

  • Helena Lanzieri disse:

    minha endoscopia deu Gastrite cronica com metaplasia intestinal completa focal,gostaria de saber uma dieta adqueada para esse caso e se isso é reversível?

  • rubia maria alves disse:

    fiz uma endoscopia o resultado deu antrite cronica leve inespecifica. pode me explicar o que e isso por favor?

  • graça medeiros disse:

    Meu exame de biopsia gástrica (Antro),conclusão microscopica -
    hiperplasia e tortuosidade foveolar presentes o que quer dizer.

  • luzia dalva ayuzo disse:

    Boa tarde
    Meu pai fez uma endoscopia gatrica e uma bipsia, deu metapasia intestinal completa..o que significa naum tive resposta adequada..pode ser um cancer? gostaria de saber mais..

    \obrigado

  • joline disse:

    fiz uma endoscopia o resultado deu antrite cronica leve inespecifica. pode me explicar o que e isso por favor?

    obrigada!

  • joline disse:

    fiz uma endoscopia o resultado deu antrite cronica leve inespecifica. pode me explicar o que e isso por favor?

  • gilberto niles da silva disse:

    tenho metaplasia intestinal e gastrite cronica,minha biopsia do teste pylori deu negativo. tenho cura. obrigado.

  • JOSEANE disse:

    FIZ UMA BIOPSIA APOS ENDOSCOPIA E ACUSOU GASTRITE CRÔNICA, LEVE COM FOCO DE METAPLASIA INTESTINAL NO ANTRO, ESTOU MUITO PREOCUPADA POIS SO IREI AO MÉDICO NO FINAL DO MÊS, POR FAVOR ME INFORMEM SE TEM CURA E QUAL É O TRATAMENTO??? GRATA.

  • Fatima disse:

    fiz endoscopia com biopsia deu metaplasia intestinal completa com deformação glandular já tomei varios remedios a ultima q fiz deu incompleta agora só tomo omeprazol 20mg em jejum tem algum chá q eu possa tomar pra melhorar ? o hpilory já curou com antibiotico não tenho mais aguardo resposta dede já agradeço,.

  • edna disse:

    tenho metaplasia do intestino completa no antro, mas o H.Pyloris já deu resultado positivo. Isto sp evolui para um cancer? Tem cura? tenho casos de cancer no estomago de familia e estou bastante preocupada.
    Obrigada

  • izabel maria delfim costa disse:

    erndoscopia o resultado 1-esofagite cronica leve e inespecifica 2-nantrite cronica cronica leve em atividade associada ao h.pylori com metaplasia intestinal focal

  • Lane disse:

    Gostaria de saber quais as chances da Gastrite com altas elevações, é igual a um câncer no estômago?.
    Desde já , muito obrigada!

  • FABIO disse:

    FIZ UMA ENDOSCOPIA E O RESULTADO DA BIOPSIA DEU:
    SECÇÕES DE MUCOSA GÁSTRICA MOSTRAM EPITÉLIO COLUNAR TÍPICO COM CÓRION COM LINFÓCITOS E NEUTROFILOS POR ENTRE AS CELULAS EPITÉLIAIS. H PYLORI POSITIVO (FOCAL). HÁ DIMINUTO FOCO COM METAPLASIA INTESTINAL

    DIAGNOSTICO GASTRITE CRÔNICA EM ATIVIDADE ASSOCIADA AO H. PYLORI[MATAPLASIA INTESTINAL FOCAL DA MUCOSA GÁSTRICA

  • marlene disse:

    fiz uma biópsia agora no mês de dezembro e o deu. acusou fragmentos de mucosa gástrica do antro e corpo apresentando alteração regenerativa do epitélio foveolar, o significa isso alquem pode me explicar. des de já meus agradecimentos..

  • Maria Teresa S. de Arruda Araujo disse:

    Eu fiz uma biópsia e a conclusão foi: GASTRITE CRÔNICA DE ANTRO, MODERADA, ATIVA.
    PESQUISA DE H-pylorii: POSITIVA.
    O que isso significa? Tire minhas dúvidas por favor. Desde já, obrigado.

  • Clarice ferreira da Silva disse:

    Fiz uma biópisia no qual deu Cortes histoógico exibindo fragmentos de mucosa gástrica de padrão antral revelando gastrite cronica leve com hierplasia foveolar.Ausencia de ativodade e de metaplasia intestinal. A pesquisa de h.pylori na coloração pelo Giemsa revelou-se negativa.Ausência de malignidade no presente material.Estou muito ansiosa por favor me ajude.

  • rubia maria alves disse:

    fis um endoscopia e uma biospia,deu antrite cronica leve ,inespecifica,tenho muitas dores no estomango frequantemente,e deu negativo para hilory,sinto muita doe,ja tomo ometrasol.faço dieta.e nao passa me ajuder o que isso

  • Fátima Moreira de Sousa disse:

    Tenho gastrite, esofagite e bulboduodenite. Na última endoscopia o resultado foi: Erosões em antro gástrico – Metaplasia intestinal – Pesquisa negativa para H. pylori. Tenho tomado pantoprazol desde 2008, quase sem interrupção. O que fazer? Que alimentos não posso consumir?
    Obrigada.

  • mariaimaculadavianafarias disse:

    O QUE É GASTRITE CRÔNICA ASSOCIADA A HELICOBACTER PYLORI COM LEVE ATIVIDADE ISTO PODE SER COMEÇO DE CANCER!

  • ana maria martins lopes disse:

    diagnósticos-muosa antral e fúndica com alterações inflamatórias mínimas,sem atividade neutrofílica.ausencia de h piloris.atrofia antal de leve intensidade metaplasia intestinal incompleta;gastrite de leve intensidade,com focos superficiais de erosão.em mucosa com padrão fundico

  • vania lucia disse:

    Fiz endocospia e o resultado deu Antrite crônica ativada leve. Isto é muito grave.

  • JUREMA PARANHOS disse:

    Meu exame de biopsia gástrica (Antro),conclusão microscopica -
    hiperplasia e tortuosidade foveolar presentes o que quer dizer.

  • MARIA DE JESUS VASCONCELOS disse:

    Gostaria de saber se existe remédio para gastriste cronica e metaplasia intestinal?

    Os dois tem cura?

    Obrigada.

  • Maria isidro do Carmo Godinho disse:

    O meu relatório de endoscopia e biópsia: 2 fragmentos com 0,2 com…Fragmentos de mucosa gástrica com aspectos regenerativos faveolares, num fundo de gastrite crónica de grau moderado e actividade ligeira, com metplasia intestinal focal (<10%). Pesquisa de H pylori positiva 2+. gostaria que me informassem se é Cancro, uma vez que já tive cancro da mama, tendo feito uma mastectomia radical. Agradeço me informem. Grata.

  • KAIQUE DUARTE disse:

    TENHO UMA AMIGA ELA TEM GASTRITE CRONICA E METAPLASIA INTESTINAL ISSO TEM CURA ISSO PODE VIRA UM CANCER POIS ELA TOMA OMEPRAZOL DIRETO PELO MENOS A 5 ANOS ME RESPONDA POR FAVOR

  • rosani armelini disse:

    minha mae fez uma biopsia e o resultado foi: gastrite cronica antral, apresentando infiltrado inflamatorio mononuclear, com formaçao de acumulo linfoide, ao lado de delicada hiperplasia epitelial regenerativa, na ausencia de colonização por h. pylori. O que isso significa

  • Andressa Narciso disse:

    Prezados, recebi hj a biópsia da endoscopia do meu esposo, e os resultados foram os seguintes: Helicobacter pylori 2+/3+, nas amostras de antro, Gastrite moderada com atividade acentuada em mucosa antral, Atividade neutrofílica acentuada em antro, Infiltrado inflamatório mononuclear moderado e difuso em mucosa antral, Presença de metaplasia intestinal em amostras de esôfago distal, Amostras sem evidências de displasia ou malignidade. O retorno com o médico é daqui 1 semana, já lemos bastante sobre a MI, e gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer cirurgia para para retirar esta metaplasia e qual seria a probabilidade desta virar um cancer e ainda se o H pylore pode fazer com que a MI aumente? Muito Obrigada pela atenção.

  • Shirley Castro disse:

    Apos um processo de refluxo estomacal fiz uma endoscopia e o resultado da biopsia de ” Mucosa antral / fundica revela gastrite cronica leve em atividade.
    Ausencia de atrofia glandular e metaplasia intestinal
    O Que isto significa? Como devo me tratar? e alimentação, qual deve ser?

  • marizete disse:

    A conclusão de meu exame foi gastrite crônica moderada e inativa, edematosa, associado a metaplasia intestinal completa, em mucosa de padrão antral. Pesquisa negativa para helicobacter pylori. Isso é grave? Pode virar cancer? Quais os cuidados, alimentação adequada?

  • Jussara disse:

    Fiz endoscopia digestiva alta, com biopsia, o diagnóstico foi:Gastrite crônica antral leve com:
    -Edema e congestão vascular moderados.
    -Erosões focais.
    -Ausência de atividade.
    -H. pylori não identificavel.
    Como vou demorar um pouco pra conseguir agendamento para o gástro gostaria de saber o que quer dizer?

  • Danielle disse:

    Recebi o meu laudo da endoscopia e também acusou um quadro de metaplasia intestinal focal. Quando pesquiso na internet sempre aparecem coisas relacionadas ao cancer de intestino. Quando iria iniciar o tratamento para matar o H pylori, descobri que estou gravida. Será que seria melhor optar pela interrupção da gravidez. Fiquei muito preocupada. Existe um percentual de cura? Não resolveria se fizesse radioterapia ou tratamentos afins

  • mary disse:

    to super preoculpada fiz uma endoscopia e biopsia o resultado da biopsia foi;leve cronica em atividade por favor o que quer dizer?

  • eliane disse:

    Meu marido fez uma endoscopia e o resultado foi pangastrite cronica com metaplasia intestinal antral. Isto pode virar câncer, ele é fumante e ja fez tratamento para a bactéia helicobacter pylori. obrigada pela resposta

  • Lolita Rodrigues Macarthy disse:

    Fiz uma endoscopia e o resultado foi: gastrite crônica.
    ausência de metaplasia intestinal,displasia ou neoplasia.
    Pesquisa de helicobacter pylori: negativa. Como minha consulta ficou p/novembro, gostaria se possível um esclarecimento . antecipo agradecimentos.

  • Uóston disse:

    Estou com gastrite crônica, intensa metaplasia intestinal,monilíase esôfágica e intensa atrofia. Meu gastro não foi clora comigo ao me dar o diagnosticos destes problemas e como muitos gostaria de saber qual gravidade destes problemas… como tratar, quais os alimentos que posso comer, se exercício físico ajuda a combater e qua o grau de risco de desenvolver o câncer? porfavor tire-me este grilo da minhacabeça.

  • Ednéa Siqueira disse:

    Recebi minha biopcia gástrica,q contas os seguinte :
    1-Gastrite crônica leve sem atividade.
    2-Metaplasia intestinal do tipo completa acentuada.
    3-Hiperplasia e tortuosidade foevelar presente.agregados linfódes estromais presentes.
    4-Corion com edema. Marquei consulta com gástrico ,só em janeiro de 2014. Meu caso e urgente ?

  • MARIA LUCIA DE ALBUQUERQUE disse:

    Olá
    Na minha biopsia deu:
    Cinco fragmentos irregulares e elástica de tecido brancacento,medindo o maior 0,3×0,2cm.5FTI=1C.
    Pangastrite cronica discreta e inativa(quiescente)
    Área de metaplasia intestinal incompleta(colonica)em mucosa antral
    Área pontual de lesao intra-epitelial de baixo grau(displasia leve)em epitélio metaplásico.
    Poderiam me explicar o que significa?

    Grata

  • vania d c ribeiro disse:

    Fiz uma biopsia gastrica a conclusão foi : Gastrite crônica moderada e ausencia de metaplasia intestinal e atrofia glandular , h pylori foi positiva , estou com medo d esta com algo grave medo d morrer…. me ajude

  • CATIA SOUZA disse:

    Meu irmão fez um exame(biópsia de esôfago médio) conclusão:Displasia acentuada(Neoplasia intraepitelial de alto grau) em fragmentos de mucosa escamosa,clinicamente identificados como esófago médio.Gostaria que você me esclarecesse sobre isso. Muito obrigada

  • Maria Eugenia disse:

    Bom dia,sou do Rio de Janeiro,fiz endoscopia com biopsia porém na endoscopia não havia dado nada mas na biopsia deu gastrite crônica antral e fúndica leve em atividade leve. Como devo proceder com alimentação,tem algum perigo de se agravar para uma doença
    cancerigena devido eu ter parente com histórico de câncer nessa região . Obrigada!!!.

  • lucia disse:

    TENHO GASTRITE CRONICA COM METAPLASIA INTESTINAL ll,HÁ DOIS ANOS ,QUERO SABER SE É PERIGO PASSAR PARA UM CANCER,POIS O MÉDICO NÃO MANDA EU TOMAR NADA PRA PROTEGER O ESTOMAGO.CONHEÇO GENTE QUE TOMA OMEPRAZOL A UNS 2 ANOS,ESTOU A CADA VEZ MAIS SEM CHÃO.FAÇO SEMPRE ENDOSCOPIA,TO UM ANO SEM FAZER PQ ENGRAVIDEZ,RELATEI ISSO PRO OBSTRETA E ELE MNDOU EU TOMAR OMEPRAZOL DEVIDO A MUITA AZIA,MINHA FILHA JÁ ESTA COM 3 MESES,E JÁ ESTOU MARCANDO UM GASTRO PRA VÊ COMO ESTAR.MAS POR FAVOR ME RESPONDA,ESSA GASTRITE É TÃO PERIGOSA ASSIM ?

  • iara kelly disse:

    ola bom dia o resultado da minha biopsia deu gastrite cronica ausencia de malignidade na amostra e H pylori poisitivo quais são as possibilidades de se gerar um cancer ? tenho muitas duvidas sobre isso pq ja tive essa bacteria outras vezes mas faço tratamento e sempre ela volta. Faço o uso dos antibioticos e depois tomo omeprazol por alguns meses o q vc me esclarece sobre isso? desde ja agradeço

  • ADRIANA DA SILVA GOMES disse:

    FIZ UMA ENDOSCOPIA E LA ESTA ASSIM APOS INCLU… OBSER SE AUSENCIA DE HEDROLISE DE UREIA CONVERSAO NEGATIVA

  • ADRIANA DA SILVA GOMES disse:

    FIZ UMA ENDOSCOPIA E LA ESTA ASSIM APOS INCLU… OBSER SE AUSENCIA DE HEDROLISE DE UREIA CONVERSAO NEGATIVA
    GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMAÇOES BEM CLARAS DO QUE E ??DESDE JA OBRIG

  • Jaine disse:

    fiz uma Endoscopia com Biopsia e na biopsia acusou que estou com
    A= inflamação crônica discreta , sem atividade, edema e hiperemia.
    B= um discreto edema e e aumento da celularidades custas de mononucleares.

    o que isso quer dizer?

  • Deixe um comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>